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Entre happenings, celebrações e... mudanças: outono quente no IED Milão!

  • IEDentity
  • "Cenários do futuro"
  • Número 01 - 28 de fevereiro de 2018
Filippo Nardozza
  • Filippo Nardozza

Contrariando as evidências meteorológicas, o início do outono trouxe para a Rua Sciesa, a Rua Bezzeca e a Rua Pompeo Leoni um vento particularmente quente, carregado de fermento. Se o início de um novo ano acadêmico é um momento em si já movimentado, uma vitalidade particular prosseguiu no IED Milão, mesmo depois do encerramento das atividades didáticas, estendendo-se mês a mês até o fim do ano solar.

Joe Gebbia, fundador do Airbnb na aula magna do IED Square

Em outubro aconteceu o IED Square (ciclo de encontros sobre a modernidade, novos horizontes e últimos trends, com as histórias de figure leaders em diversos campos da criatividade e do business); a participação nos Brera Design Days; o International Game Camp (simultaneamente em Milão e Toronto); o início dos Professional Talks, e a inauguração da mostra La Luna è una lampadina, 50 anni IED.

Novembro trouxe o Fashion Graduate Italia open fashion week dedicada aos graduados das academias de moda italiana mais prestigiadas – e a intervenção dos nossos jovens designers no celebrado EICMA.

Dezembro foi marcado por momentos comemorativos dos estudantes, dos graduados e do staff, e pela reorganização de alguns espaços dedicados a escritórios e salas de aula.

 

Partindo da praça que há quatro anos se configura como verdadeiro lugar simbólico de compartilhamento entre estudantes, alumni e profissionais, para a edição de 2017 do IED Square a coordenação didática, com os diretores da escola e respectivos assistentes, apontou como fio condutor o tema Memória do Futuro, derivado de um grosso palimpsesto de conferências, leituras e reuniões. Nesse contexto, para enfrentar com particular ressonância a questão do design thinking, uma aula magna foi realizada com Joe Gebbia, fundador do Airbnb e criador de um business mundial e ultrapopular a partir da abordagem do design solution. A plataforma Airbnb é o resultado da procura de uma solução prática à exigência de hospedagem e budget. Do púlpito de uma sala lotada (aquela da sede da Rua Bezzecca), Gebbia citou o exemplo da origem da fita adesiva (indício evidente de que algo quebrado pode ser reparado e melhorado através da criatividade) e estimulou os estudantes a procurarem o duct tape na própria vida, nutrindo-se de paixões, mas também de empatia: “Vocês têm o privilégio e a responsabilidade de poder ser os sonhadores, e de imaginar coisas que não existem no mundo!”.

O mês de outubro viu chegar os Professional Talks, ciclo de conferências proposto pela Escola de Comunicação sobre temas específicos e da atualidade, inerentes aos mercados de trabalho dos setores de eventos, comunicações, brand management, marketing, mídias sociais e publicidade. Do brand reputation ao planejamento de casamentos na era 3.0, do branded entertainment às profissões de digital content editor e ao futuro da direção de arte, os encontros se estenderam até a metade de dezembro.


Para descrever criativamente o evento do IED Moda Milano Fashion Graduate foi desenvolvida uma fórmula numérica: 6x6+14=50.

Na passarela em forma de poliedro do espaço Base, desfilaram seis das melhores coleções-tese de seis designers recém-graduados do curso Fashion Design de 2017. São jovens designers que se destacaram também fora do IED, por reconhecimentos relevantes (14 obtidos no total) e pela participação em mostras e performances nacionais e internacionais, além de terem tido um início meteórico na carreira na base do sistema da moda. Trata-se de um sinal significativo para os estudantes do IED Milão, justo no momento em que se celebravam os 50 anos de história do IED com a mostra na Trienal de Milão, La luna è una lampadina.

A propósito, a contribuição criativa da cultura de Milão nesta exposição comemorativa foi além da inspiração do nome da mostra (que leva o mesmo título de uma canção de Dario Fo cantada por Jannacci). A sede de Milão, graças a sua proximidade geográfica e seus recursos, estabeleceu-se como posto avançado imprescindível à organização e à gestão do evento. Do início ao fim, a Trienal contou com uma importante infraestrutura e apoio de integrantes das sedes: assistentes de didática, docentes, estudantes e alumni, mas também a equipe de logística e de sistemas, designers, videomakers e o time de comunicação.

E o EICMA? Na edição de 2017 da feira de motocicletas mais importante do mundo, as luzes foram apontadas para um protótipo de moto especificamente pensado para oferecer um uso agradável também ao público feminino: trata-se do redesign da BMW G 310 R (o protótipo foi rebatizado como BMW G 310 T), elaborado por cinco alunos de Product Design do IED Milão e revelado ao público na presença do designer e diretor do BMW Motorrad, Edgar Heinrich. Um projeto de sucesso recentemente exportado para o Motor Bike Expo de Verona, e em breve em exposição também no Rimino Off Road.

 


4 Um teatro aberto para dentro e para fora

O grande protagonista do outono e do fim de ano no IED Milão foi o teatro da sede de moda, renovado e equipado para hospedar eventos de comunicação interna e externa. Em novembro recomeçou a temporada das “Conversas com” os protagonistas da moda e da criatividade. Nesse espaço, o IED Moda também hospedou – pela primeira vez – Maria Sebregondi, idealizadora, na década de 1990, da coleção dos cadernos Moleskine e cofundadora e presidente da Moleskine Foundation. Além disso, em dezembro, o Teatro de Moda mostrou sua excelência como espaço multiforme, recebendo a Master Night e a festa de natal para o staff, evento que trouxe os funcionários do IED de volta ao ano de 1966, em uma mágica atmosfera vintage.

5 Quem fica, quem vai, quem se muda

A criação dos escritórios Paese e a necessidade de novas salas de aula e espaços didáticos – especialmente para o programa de mestrado – engajou diretamente uma grande parte do staff da sede de Milão das Ruas Sciesa e Bezzeca: as férias de natal foram dias de muito trabalho para o time de logística em termos de mudanças, otimização e reorganização dos espaços. Trata-se de um processo que chegará à conclusão no fim de fevereiro de 2018.

Finalmente, o digno encerramento do ano veio com um prêmio. No final de dezembro, o curta de animação Lovorphosis, feito pelos alunos de mestrado em Design Animation Sara Irace e Roberto Grasso, foi eleito vencedor do melhor curta-metragem de ficção do Sapienza Short Filme Fest, em Roma.

Autor: Filippo Nardozza