—>
Carregando Carregando

Future Nomad

  • IEDentity
  • "Cenários do futuro"
  • Número 01 - 28 de fevereiro de 2018
Michele Mandaglio
  • Michele Mandaglio

Future Nomad é um projeto idealizado e curado por Francesco Pusteria, coordenador do curso Furniture Design, que foi apresentado pela Accademia di Belle Arti Aldo Galli - IED Como para a exposição 999 Domande sull’abitare contemporaneo (999 perguntas sobre a moradia contemporânea), em cartaz na Trienal de Milão.

De 12 de janeiro a 2 de abril de 2018, a Trienal de Milão apresentará a exposição 999, um conjunto de perguntas sobre o morar contemporâneo, de idealização e curadoria de Stefano Mirti. Este projeto parte de uma lista de questões sobre os lugares em que vivemos para retratar a moradia de uma forma nunca vista antes.

A exposição consiste em uma grande investigação sobre os conceitos de casa e moradia, e sobre o sentido da habitação entre o mundo físico e o digital. Representa uma viagem através dos novos imaginários que transformam nossas existências. Trata-se de uma mostra inédita, ampla, colaborativa e em transformação, que se desenvolve no espaço e no tempo.

A exposição foi desenvolvida graças a uma rede de mais de cinquenta cocuradores dos mais diversos setores, com competências e paixões extremamente diversificadas.

 

1 Como e quem projetará a casa do futuro?

Entre as 999 perguntas, esta é a pergunta do IED Como. A realidade virtual oferece um novo modo intuitivo de projetar em 3D, e Future Nomad é o laboratório em que se experimenta uma nova forma de projetar objetos de design. Durante a exposição 999 perguntas é possível criar objetos virtuais em tamanho real.

O laboratório permite a coprojetação de objetos e de ambientes utilizando dois visores de realidade virtual: um para o projetista e o outro para o visitante. Os trabalhos são então salvos e compartilhados em um catálogo online, que contém todos os espaços coprojetados por estudantes, arquitetos visitantes e designers convidados a participarem do laboratório de projetos durante a exposição. Depois, os objetos são inseridos em um apartamento virtual.

A exposição generativa 999 não é apenas uma exposição de objetos, mas, principalmente, uma community de pessoas que fazem perguntas às quais (talvez) se possa tentar responder. Quem seria melhor do que os estudantes para levantar questões, desenvolver um pensamento crítico, brincar, imaginar e reelaborar as regras, e, sobretudo, (não) encontrar as respostas? Por isso, Future Nomad se transforma a cada semana em workshops idealizados para estudantes e designers (mas não só!)

Há dois tipos de eventos na 999: eventos contínuos e best events. O laboratório do Future Nomad acontece no espaço da exposição todos os sábados, mas a programação se enriquece todas as semanas com best events que associam a realidade virtual a setores como o design, a restauração, a moda, a comunicação...

O primeiro evento da programação é o Social Virtual Reality, durante o qual é possível socializar em um ambiente de realidade virtual. Dentro do salão virtual é possível colaborar, desenhar, brincar, comunicar-se com os visitantes da exposição e com quem se conectará pela internet. Todos os visitantes podem fazer uma virtual selfie, a ser armazenada no guest book do Future Nomad.

Autore: Michele Mandaglio