—>
Carregando Carregando

IED Madrid Junior Academy

  • IEDentity
  • "Cenários do futuro"
  • Número 01 - 28 de fevereiro de 2018
Dario Assante
  • Dario Assante

Desde 2013, o IED Madri aposta na Junior Academy, um formato inovador de ensino que aproxima crianças e jovens do design e de suas múltiplas possibilidades. Design de moda, robótica, desenho... esses designers precoces experimentam e desfrutam todas as disciplinas associadas à metodologia IED em um ambiente de criatividade ilimitada


No IED Madri, estamos convencidos de que o design não tem idade. E é por isso que durante o ano letivo – e também no período de verão – jovens designers entre 7 e 18 anos passam por nossas salas.

O projeto IED Madrid Junior Academy surgiu em 2013 como experiência-piloto, com a primeira edição dos Summer Junior Courses.

O objetivo: ampliar a oferta de cursos para um público mais jovem, que deseja dar seus primeiros passos no mundo do design através de cursos de introdução as nossas titulações superiores em design, ciclos de formação superior e diplomas IED. Uma vez lançado o modelo, decidimos oferecer essa formação não apenas durante o verão, mas também como atividade extraescolar uma vez por semana, durante todo o ano acadêmico (Winter Junior Courses).

Além disso, somam-se à família IED os Summer Kids Courses, dirigidos a crianças de 7 a 13 anos, cuja largada foi dada na primeira edição em junho de 2017, demonstrando que o design é para todos, e aproximando os mais jovens da metodologia IED.

 


Durante estes cinco anos, a oferta do IED Madrid Junior Academy se consolidou, oferecendo formação em:

O primeiro passo foi identificar um responsável pelo projeto, Elisabetta Murgia, com competências transversais que fossem do marketing à comunicação, passando pela didática. Através deste enfoque, foi possível delinear um formato educativo que aplica a todo o instante a metodologia IED do “aprender fazendo”, combinada com um cuidadoso acompanhamento em serviços e suporte ao aluno.

A chave do sucesso destes cursos é precisamente esta: tratar os alunos do IED Madrid Junior Academy e apostar no seu potencial tal como fazemos com o restante dos alunos de ensino superior, convidando-os a desfrutar da experiência IED em todas as suas facetas.

Esse aspecto chamou a atenção de Laura González del Pino, aluna que participou de dois cursos Summer Junior antes de passar para Título Superior em Design de Moda:

 

Assim como muitos, eu tinha interesse pela moda, mas sempre quis levar isso à frente.. Pesquisando, vi que o IED Madri era um dos poucos lugares que permitiam que jovens se iniciassem no mundo da moda em um nível mais profissional. E foi justamente isso que me chamou a atenção: que nos dessem a oportunidade de poder experimentar o que é uma sessão de fotos, o processo criativo de um projeto de moda, um desfile... tudo com professores universitários e profissionais do setor

Laura González del Pino

Título Superior em Design de Moda


Nossos little designers vivem o mesmo ambiente criativo por meio de um formato moldado de acordo com a sua idade, demanda e capacidades: recebem uma recepção institucional no primeiro dia do curso, o briefing de um projeto a ser desenvolvido durante as aulas com a ajuda dos docentes – profissionais que dão aula em nossos cursos superiores –, realizam a apresentação de seus projetos finais e obtêm um diploma na cerimônia de encerramento.

Transmitir esses valores do design desde a tenra idade significa preparar o território educacional e ocupacional dos futuros profissionais, em um contexto no qual o design está mais presente a cada dia, ainda que haja pouca consciência sobre as oportunidades de emprego ligadas às indústrias criativas.

Não percamos de vista estes jovens designers. Pode ser que o próximo Demna Gvasalia esteja hoje dando seus primeiros passos em nossa Junior Academy, pois é disso que se trata nossa proposta de orientar e dar forma ao talento: quanto antes, melhor.

Autores: Dario Assante e Elisabetta Murgia