—>
Carregando Carregando

IED Roma, a nova fronteira da cena criativa

  • IEDentity
  • "Cenários do futuro"
  • Número 01 - 28 de fevereiro de 2018
Giada Vargiu
  • Giada Vargiu

Além do trânsito, dos escândalos, da emergência do lixo. Além de tudo isso, existe uma cidade que propõe e sustenta novos horizontes mais sustentáveis, mais circulares e colaborativos. Aqui se afirmam novas expressões criativas, começando pela arte urbana que, a partir da segunda década dos anos 2000, está transformando muitos traços da capital, tornando-a protagonista da street art italiana.

1 Uma cidade além, destinada a se tornar uma nova fronteira da cena criativa

Já faz um tempo que o IED Roma se tornou ponto de referência entre as realidades criativas da cidade. Encontros, eventos, festivais e manifestações são os meios através dos quais a sede romana do Istituto Europeo di Design fortalece, dia após dia, a sua experiência no território urbano: um centro de pura criatividade aplicada, uma escola de formação e de pesquisa aberta para a cidade.

Seguindo essa linha, o IED Roma participou e contribuiu ao longo de 2017 com vários eventos: Outdoor - Festival internazionale dell’arte e cultura metropolitana, New Generations Festival - Architects VS Rest of the World, TedXRoma, Open House Roma.

2 Urban Creativity

O Pigneto que não existe

Entre novembro e dezembro de 2017 trabalhou também em parceria com Creature, o festival da criatividade romana, que se apropriou do espaço urbano das áreas de Mandrione, Pigneto e Marconi com arte, design e fotografia. Nessa ocasião, o IED Arti Visive realizou Il Pigneto che non c'è (O Pigneto que não existe) para observar, com um olhar diferente, o bairro que se localiza ao lado de uma das sedes romanas do Istituto Europeo di Design. Os participantes – estudantes ou não – tentaram mostrar uma imagem diferente do Pigneto através de cores, inspirações, contaminações e inserções de pós-produção, desenvolvidos sob a direção de Antonio Strafella, professor do IED, fotógrafo e especialista em pós-produção digital.

Em dezembro de 2017, o IED Roma participou também do Passeggiate Fotografiche Romane (Passeios Fotográficos Romanos), um projeto promovido pelo Ministério dos Bens e Atividades Culturais e de Turismo em parceria com a Prefeitura de Roma. Cinco caminhos que permitiram descobrir, junto com personalidades excepcionais, lugares e personagens da fotografia, através de exposições, encontros e visitas guiadas. Estudantes de graduação em fotografia participaram como repórteres fotográficos e como suporte à instalação das exposições de fotografia sob a supervisão de Alessandro Imbriaco, professor do IED e fotógrafo profissional.

 

3 IED Roma, como realidade criativa ativa no território urbano, realiza também uma agenda de eventos e encontros abertos ao público

IED Roma - Acquedotto Felice

É o caso do projeto IED Roma Now, uma programação de encontros para aprofundar temáticas relacionados à formação contínua, ao desenvolvimento de novas competências profissionais, às mudanças decorrentes da digitalização do trabalho e aos novos paradigmas tecnológicos. Os encontros dedicados aos professores do Istituto Europeo di Design são eventos gratuitos, abertos a todos. Entre as palestras mais recentes: Digital Detox – Aumente a produtividade e reduza a distração , com o temporary coach Alessio Carciofi, e Disruptive Transformation na educação criativa, com Jamshid Alamuti, especialista em inovação e leadership, além de desenvolvimento pessoal e empresarial.

4 Where are we now? IED e ROMAEUROPA Festival

Digitalife

Para o Romaeuropa Festival 2017, houve um non stop de eventos internacionais que, entre setembro e dezembro, trouxe à capital mais de trezentos artistas de 32 países. IED Roma colocou em jogo a energia dos estudantes IED Comunicazione e IED Arti Visive, engajados na realização do social storytelling, videorreportagens e relatos fotográficos. Por ocasião da parceria com a 32a edição desse festival, os estudantes das graduações em Video Design and Filmmaking e em Sound Design realizaram o trailer para a Digitalife, seção que integra as instalações e as exposições digitais mais futurísticas.

5 Flying Start! IED Wild Talents

IED Wild Talents - Stand out from the pack!

Antes do começo do ano acadêmico, no dia 16 de outubro de 2017, houve também, no Auditório Parco della Musica di Roma, o IED Wild Talents, Il loro posto è fuori dal branco” (o lugar deles é fora do rebanho) uma grande opening ceremony (a primeira organizada pelo IED Roma) com 1.050 participantes, entre estudantes, empresas e instituições. Foram chamados oito palestrantes das cidades de Milão, Los Angeles, Roma, Londres e Madri, e registradas quatro mil interações com o hashtag #IEDwildTalents. O objetivo do evento foi dar as boas-vindas aos estudantes e convidá-los a aproveitarem seu instinto criativo para ir além dos esquemas e das visões reconhecidas. Eles também foram estimulados a se voltarem à cidade, a todos aqueles que contribuem a cada dia com um sistema formativo em evolução, capaz de oferecer aos jovens criativos uma visão inovadora e internacional.

Apresentaram-se no palco diversos ex-alunos do IED Roma convidados para serem embaixadores das quatro escolas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação: Simone Legno, fundador de Tokiki, Daniel Bedusa de LAND HO, Alfredo Casadei de Jimmy Choo, Federica Scalona de M&C Saatchi Milano, Shad Askari. Atualmente profissionais reconhecidos, todos responderam à pergunta: quais são as qualidades que um profissional criativo deveria possuir para ter sucesso?

6 Bike Rome. Life is a beautiful ride!

No IED Roma nascem os novos designers de criatividade e comunicação, mas também as novas ideias e os desafios, para acelerar o desenvolvimento sustentável e a inovação no território urbano. Entre as estratégias para a mudança, certamente há a interdisciplinaridade: a sinergia entre estudantes e professores das diversas Escolas IED, entre competências práticas e visões.

Bike Roma é um exemplo disso: um projeto de tese interdisciplinar realizado pelas escolas de Design, Moda e Comunicação com o patrocínio da capital romana: vários roteiros ciclo-turísticos criativos estão a serviço da cidade e têm como base o Ex-Mattatoio. O tema com que trabalham os estudantes neste projeto é o do desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e inovadora que conjugue as exigências do turista com as do cidadão comum: planejamentos, estratégias de comunicação e caminhos incomuns que procuram um encontro possível entre dois mundos aparentemente incompatíveis.

Autor: Giada Vargiu