—>
Carregando Carregando

Redesenhando a cidade com o design

  • IEDentity
  • "Cenários do futuro"
  • Número 01 - 28 de fevereiro de 2018
Gabriela Nunes
  • Gabriela Nunes

A história da Praça Cidade de Milão começou em 1962, através de um acordo entre as prefeituras de São Paulo e Milão, em que as cidades declararam-se como “gêmeas”, surgindo a partir de então diversas ações para estreitar seus laços.

Localizada na zona sul paulistana, a Praça Cidade de Milão estava abandonada desde a última revitalização, em 2004. O IED São Paulo foi convidado para liderar esse processo de requalificação, que incluiu áreas de intervenção de restauro, paisagismo, iluminação e design de interação. Entre os elementos presentes no espaço que foram restaurados em 2017 estão: a fonte Milão-São Paulo e quatro réplicas de estátuas renascentistas de Michelangelo.

Para o diretor geral do IED São Paulo, Victor Megido, colocar o design como protagonista em um projeto como este ressalta sua importância para uma inclusão social e ambiental. “A praça estava esquecida e graças a um projeto de design sua vida foi resgatada. Levamos a possibilidade de as pessoas estarem lá, pensando com o olhar do design, pensando no usuário”, conclui.

Autor: Gabriela Nunes