—>
Carregando Carregando

Workshops Week, uma semana dedicada à transversalidade

  • IEDentity
  • "In-disciplina"
  • Número 02 - 11 de abril de 2018
Andrea Marchesi y Hernán Ordoñez
  • Andrea Marchesi y Hernán Ordoñez

O enfoque transversal se tornou imprescindível na hora de abordar os diferentes desafios que a realidade nos oferece, o papel do designer deve mudar e se adaptar para trabalhar a partir de uma perspectiva holística, e no IED Barcelona apostamos em novos formatos que promovem esta nova forma de ver a educação na atividade do design. A Workshops Week nasce com o objetivo claro de integrar esta dinâmica à escola, e convidamos vocês a conhecerem esta experiência tanto inovadora quanto apaixonante.

Nosso objetivo consiste em transmitir as ferramentas úteis para que todo futuro designer possa surfar nas ondas imprevisíveis e apaixonantes do design, sempre distintas daquelas que passaram.

Conceber o design como algo puramente estético ou funcional ficou para a história. Nos últimos anos, ele se converteu em uma ferramenta indispensável para analisar e entender as necessidades do usuário e gerar soluções adequadas e efetivas. A realidade profissional exige um novo perfil crítico, analítico, empático, ético e, sobretudo, versátil. Os limites específicos de cada disciplina do design estão cada vez mais difusos, contexto no qual o conceito de transversalidade - habilidade determinante para o designer do futuro - ganha preponderância.

Diante dessa necessidade, criamos a Workshops Week, uma semana em que as aulas param para dar lugar a diversas oficinas multidisciplinares, com o objetivo de dar forma ao caráter transversal do design. Este ano, apresentamos um novo formato para oferecer a projeção necessária ao estudante, e enfrentar com profissionalismo e conhecimento as exigências do mundo do trabalho, que está além das disciplinas.

Durante seis dias, foram ministrados mais de 40 workshops com grupos multidisciplinares de alunos, além de conferências, eventos de networking, encontros com empresas importantes e seminários sobre metodologias, técnicas e estratégias relacionadas com o design e a criatividade. Demos liberdade absoluta para que cada estudante escolhesse o workshop que mais lhe conviesse, a fim de complementar seus estudos e assim ampliar seu conhecimento em direção a novas áreas.

 

 

Estudantes multidisciplinares na Workshops Week

 

2 Alumni Design Days: Creativity, Connection, Career

No ADD os alunos atualizam o conhecimento nas salas de aula do IED Barcelona

 Além disso, a Workshops Week contou também com a Alumni Week, que logo se tornou os Alumni Design Days, cujo propósito principal é oferecer uma vez ao ano a possibilidade de voltar para casa e, durante uma semana, tornar-se novamente um estudante. A comunidade internacional e multidisciplinar do IED Barcelona e do IED Network se reúne de novo para celebrar nossos valores, com a finalidade de manter a instituição como um organismo vivo, cheio de criatividade e inovação.

Os Alumni Design Days (ADD) são ações/eventos pensados e construídos a partir do projeto Alumni, uma iniciativa muito mais ampla, desenvolvida há dois anos no IED Barcelona com a premissa “Creativity, Connection, Career”. Desde o primeiro dia em que os estudantes atravessam as portas do IED Barcelona, ensinamos o potencial da criatividade, a metodologia vinculada a uma maneira de pensar e entender o design; as conexões, uma visão holística e global do mundo; e, por fim, uma atualização contínua de seus conhecimentos e habilidades, fundamentais para serem bons designers, e com seu trabalho e ações contribuírem para projetarem um mundo e uma sociedade melhor.  

Os ADDays, junto com as atividades que os compõem - Career Day, Masterclasses, Workshops e Networking Event - pretendem oferecer uma plataforma e um espaço real (além do virtual) para que a comunidade IED continue a se formar e refletir sobre os temas importantes para a sociedade e os profissionais do mundo da criatividade.

Nesta edição, os workshops foram concebidos a partir de seis grandes áreas:  

 ARTechnology

Entendemos a tecnologia como um fator fundamental na hora de resolver ideias criativas, e que deve se integrar sem inconvenientes dentro do componente artístico de cada projeto. Por esse motivo, buscamos oferecer as ferramentas necessárias para formação em softwares como o Rhinoceros (com certificação oficial para os participantes) ou especialização em impressão 3D. Nos aproximamos de disciplinas específicas e também oferecemos a possibilidade de aproximação para aqueles curiosos que querem se aprofundar em temas que estão fora do seu programa didático.

Defining spaces through light

A luz, como elemento artístico, teve destaque na programação desta edição com o workshop de Lighting Design, através de um enfoque teórico e prático sobre o conceito da luz na arte. Por outro lado, o workshop Experience of light foi convertido em uma performance onde as soluções digitais são as protagonistas. O resultado se materializou no festival de iluminação Llum BCN 2018.

Touch the sound

A manipulação do som, algo fundamental nas artes cênicas, se transforma em um novo mundo que propõe novos horizontes para o designer. Os novos sound designers são capazes de aplicar o som, a partir de um conceito e protótipo, em um produto, ou a partir de um videogame em uma instalação sonora. O workshop buscava despertar no estudante a necessidade de vincular sons a um produto final ou serviço, abrangendo todas as possibilidades com o fim de transmitir ao usuário uma nova dimensão.

A luz como elemento artístico em Lighting Design

Interactive visual communication

Os festivais de video mapping, a arte urbana ou as instalações efêmeras são alguns dos novos suportes de comunicação visual que invadem as ruas de nossas cidades. O workshop Moving Image propunha um estudo sobre a realização de imagens em movimento aplicadas a uma instalação interativa, capazes de transformar as fachadas de uma cidade. Enquanto que a proposta da oficina Physical Graphic era se perguntar sobre como transformar a comunicação 2D em volume, um valor agregado no portfólio de um designer da atualidade.

Alunos comunicam eventos ao vivo realizados na sede

Connectivity everywhere

Ter uma visão crítica, empática e real de nosso entorno é uma condição básica no desenvolvimento do futuro profissional do design. Apostamos em cursos sobre a Documentação Audiovisual, a Fotografia Documental ou a Gestão de Redes Sociais. Nos parecia importante que os estudantes dessem sua própria visão da semana, captando cada imagem que se desenvolvia, e seguindo “ao vivo” os diferentes eventos da escola, a fim de aprender a registrar e difundir o que ocorre na forma de learning by doing.

Self & Professional Development

Além disso, continuamos dedicando diferentes workshops à conceitualização e ao design thinking, para desenvolver todas as ferramentas que contribuam para a melhoria do futuro profissional. Mindfulness, Intellectual property, A arte do Moodboard, Design your Dream Career or Change your mind for a successful career são alguns exemplos de workshops que, realizados com grupos multidisciplinares de alunos, se transformam em uma viagem introspectiva, a fim de compreender como construir sua própria carreira profissional.

Autores: Andrea Marchesi Hernán Ordoñez