—>
Carregando Carregando

15 of 50 Book

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de Maio de 2018
Albert Elias Valcorba
  • Albert Elias Valcorba

Um número redondo que merece ser comemorado, 15 anos são 15. O IED Barcelona comemorou esta data apresentando a publicação 15 of 50 Book, que percorre a história da escola desde o seu início em 2002, e apresenta os futuros cenários do design.

O IED Barcelona aterrissou na cidade de Barcelona no ano de 2002 com o propósito de compartilhar a visão transgressora do design italiano em uma das cidades mais cosmopolitas e culturalmente ricas do Mediterrâneo. Alessandro Manetti começou do zero, com paixão e clara visão empreendedora, que hoje se traduz no mapa de macrotendências do futuro Deflexor 2033, apresentado no dia 8 de março último na sede catalã.

“A cada ano, as escolas de design produzem diversos projetos extremamente relevantes para as tendências que marcarão o futuro da humanidade. Eles surgem de contextos muito mais dinâmicos do que o mundo empresarial atual, e, por isso, é importante que o Deflexor possa se adaptar com total flexibilidade, adequando-se às necessidades reais da sociedade”, explica Manetti.

O evento consistiu em uma mesa-redonda, mediada por Alessandro Manetti, sobre o futuro do design com a presença de Francisco Jarauta, filósofo e membro do Comitê Científico do IED, e Tatiana Kourochkina, promotora cultural e cofundadora da Fundación de Arte&Ciencia Quo Artis.

Durante quase duas horas e de frente para uma plateia de mais de 200 alunos, professores, ex-alunos e amigos do IED, os três palestrantes debateram alguns dos conceitos que ameaçam o futuro da nossa sociedade: A inteligência artificial substituirá a presença do homem nos contextos criativos? Qual será o papel da mulher nos novos modelos internacionais de negócio? A arte será criada a partir do espaço? Como será a evolução dos sistemas econômicos atuais na era das criptomoedas? Que valor terá a comunicação na era da hiperconectividade? Como serão as cidades do futuro?

 

O futuro do design segundo o Deflexor 2033

Deflexor 2033 é um mapa de macrotendências do futuro que evidencia os novos cenários de aplicação do design, publicado em 15 of 50 Book. O livro foi produzido por ocasião do 15º aniversário do Istituto Europeo di Design de Barcelona, e apresenta uma reflexão sobre passado, presente e futuro através do olhar de alunos, professores e diretores da escola.

Diretor geral do IED Barcelona, Alessandro Manetti vê o Deflexor 2033 como um organismo vivo e adaptável às necessidades reais da sociedade, com o objetivo de proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas. “Deflexor nasce com o objetivo de responder à necessidade de orientar as estratégias de instituições e empresas em direção às tendências do futuro, por meio de propostas que - através do design - levantem possíveis soluções para problemas. Uma rosa dos ventos flexível, que sinaliza os novos cenários de atuação do design”, observa Manetti.

O mapa de macrotendências analisa diferentes cenários do futuro, e determina os diversos contextos nos quais o design e o pensamento criativo serão fundamentais na geração de inovação para empresas e instituições. Cada cenário proposto pelo mapa prevê diferentes tendências, fundamental para entender e analisar nosso futuro próximo e buscar soluções inovadoras que dêem conta das necessidades das pessoas.

Algumas das tendências exploradas pelo mapa são a digitalização das moedas, a democratização energética, o boom das novas economias como China e África, a inteligência artificial, impressão 3D/4D, as crises governamentais, o empoderamento da mulher, o envelhecimento da população, a queda nas taxas de natalidade, a mudança climática, a transição para energias alternativas… Cada um destes conceitos é ilustrado por alguns dos projetos realizados pelos alunos, que idealizam soluções inovadoras para enfrentar as mudanças que o mundo experimentará nos próximos 15 anos.

 

15 of 50 Book: 15 anos projetando propostas transgressoras

A publicação 15 of 50 Book também conta com uma seleção dos cinquenta melhores projetos realizados na escola, que mostram a capacidade do IED Barcelona em desenvolver soluções que respondam às necessidades da sociedade. Graças à colaboração com importantes empresas, os alunos puderam desenvolver sistemas de mobilidade alternativos, que promovem novas experiências de condução para o usuário, objetos de design personalizados e fabricados com impressão 3D, campanhas de comunicação social, que denunciam injustiças como a mutilação genital feminina, ou promovem acessórios de moda que utilizam materiais biodegradáveis.

Um grupo de 50 ex-alunos da escola também colaboraram com a publicação, expressando suas visões de futuro do design nos campos da moda, comunicação visual, design e management para empresas criativas. Os diretores das diferentes áreas da Escola Superior de Design também compartilharam suas visões sobre o papel que o ensino do design terá nos próximos 15 anos.

Autor: Albert Elias Vallcorba