—>
Carregando Carregando

Gravity Boxes no SaloneSatellite

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de Maio de 2018
Michele Mandaglio
  • Michele Mandaglio

Uma grande caixa expositiva que se transforma, oferecendo diversas soluções para expor os objetos de design e de light design produzidos por nossos jovens talentos.

A Accademia di Belle Arti Aldo Galli – IED Como estará presente no Salone del Mobile de Milão deste ano, no espaço SaloneSatellite. Primeiro evento que dedicou atenção especial aos jovens, tornando-se rapidamente o lugar de encontro por excelência entre empreendedores, talent scouts e os mais promissores designers, desde 1998 o SaloneSatellite participa do Salone del Mobile de Milão.

Neste ano, o IED Como propôs o projeto Gravity Boxes, com trabalhos que questionam a relação entre tradição e contemporaneidade, projetos que mantêm em equilíbrio as novas tecnologias e o artesanato, artesãos e designers, tradição e inovação. Gravity Boxes é uma grande caixa expositiva que se transforma, oferecendo diversas soluções para expor os objetos produzidos por nossos jovens talentos.

 Uma caixa preta animada que se move graças à luz e que quer guiar os visitantes na descoberta de um percurso de design, no qual o objeto é o resultado final de todo um processo criativo.

Os protagonistas são o ferro e a madeira: materiais tradicionais que são pensados por nossos designers e trabalhados à mão por artesãos experientes. Desta colaboração nascem a Warped Table, de Gabriele Bianchi, o Iron Paper, de Vladimir Mazzoletti, L/V, de Luca Valsecchi, e La scarpetta, de Giovanni Taddei, quatro mesas de ferro que ao mesmo tempo são objetos de design, móveis tradicionais domésticos e também fontes de luz que redesenham o espaço. Caixas de madeira se tornam invólucros não só de objetos, mas também de ideias. Como os projetos, algumas caixas flutuam no ar, no imaginário, no onírico. Outras, ao contrário, são estáveis e fixas para conter projetos concretos.

Para dar vida à nossa grande caixa: a luz. Download me, I am yours é uma série de cinco lâmpadas que iluminam o espaço expositivo, feitas em impressoras 3D e disponíveis para download online através de QR Codes encontrados nas instalações. Os projetos podem ser realizados em casa, em formato XL ou Small, e, mesmo para quem não tem acesso a uma impressora 3D, podem ser produzidos pelo network de 3DHubs. Os projetos foram desenvolvidos sob orientação do designer Filippo Mambretti por nossos estudantes do curso de Design de Móveis: Giorgia Allevi, Gabrielle Bianchi, Edoardo Colzani, Reeve Dizon, Luca Liguori, Vladimir Mazzoletti, Melissa Molteni, Irina Santabrogio, Giovanni Taddei, Edoardo Trezzi, Davide Tosetti, Nicole Yao, Yao Yih, Pan Yue, Luca Valsecchi.

O projeto Gravity Boxes da Accademia Aldo Galli – IED Como foi idealizado e projetado pelo arquiteto e docente Francesco Fallavollita.

O projeto Download me, I am yours foi realizado pelos mesmos estudantes enumerados com o docente e designer Filippo Mambretti.

Autore: Michele Mandaglio