—>
Carregando Carregando

IED Factory é Football Free

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de Maio de 2018
Giada Vargiu
  • Giada Vargiu

Na edição do IED Factory, mais de 300 estudantes do IED Roma trabalharam orientados por profissionais da cena criativa para reinventar o hiato da participação italiana na Copa do Mundo de futebol.

 Um, estudante, em workshop IED Factory

Torcedores doentes e fanáticos, paixão pura que faz bater forte o coração. Além dos jogos de poder e do mercado financeiro que envolvem as potências políticas e econômicas de todo o mundo, fica claro que o futebol, hoje, também é fonte de rendimentos milionários e pode servir como instrumento para perturbar a harmonia social.

O autêntico futebol, porém, é participação, momento de agregação e de compartilhamento: as partidas se tornam uma desculpa para se estar junto e partilhar da magia do espetáculo de um jogo.

“O futebol é a última representação sacra do nosso tempo. No fundo, é ritual, ao mesmo tempo em que é fuga. Enquanto outras representações sacras, até mesmo as missas, estão em declínio, o futebol é a única que nos restou”. Assim falava o cineasta Pier Paolo Pasolini (1922-1975), um atleta frustrado que, entre outras coisas, amava jogar na posição lateral direita.

2018 é um ano muito especial futebolisticamente falando, não só para os italianos torcedores fanáticos. A Itália não foi classificada para a Copa do Mundo de futebol. Uma ausência - em termos esportivos, econômicos e sociais - que não ocorria há sessenta anos.

Esse é o ponto de partida do IED Factory, uma intensa programação de workshops e experiências criativas que envolve mais de 300 estudantes dos cursos de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação.

Orientados por jovens profissionais do mundo criativo, os estudantes trabalharam em grupo para responder a uma provocação: Football Free!

 

Workshop de artesanato têxtil

O convite foi o de explorar as possibilidades de um ano sem futebol, de imaginar quais poderiam ser outros temas, eventos e objetos, ou seja, outros motivos para se reunir em uma casa, em um bar ou em uma praça.

Foram realizadas experimentações criativas de ensino a partir de três qualidades do futebol: aquela lúdica ligada ao jogo; aquela coletiva do estar junto, de compartilhar um momento divertido e emocionante; e aquela identitária relacionada a ser parte de um grupo, de uma grande comunidade.

Design, cinema, tecnologias digitais, moda, comunicação, fotografia, ilustração e gráfico tornaram-se os instrumentos para transfigurar o tema Football Free em instalações temporárias, objetos de design e criações originais.

Com IED Factory, o IED Roma dedica anualmente uma semana de workshops e experiências para os estudantes do segundo ano do curso trienal: as aulas são interrompidas para dar espaço a momentos de intercâmbio com empresas e profissionais.

O IED Factory se conclui com uma apresentação dos resultados dos trabalhos dos estudantes, documentados e comentados pelos próprios mentores, e que se torna pretexto para uma grande festa de desfecho.

 Autor: Giada Vargiu

Fotos: Antonio Cama e Francesco Ormando