—>
Carregando Carregando

Metodologia MA.DE.IN ganha manifesto no IED Rio

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de Maio de 2018
Marcello Maria Perongini
  • Marcello Maria Perongini

Os arquitetos Josep Ferrando e Ayara Mendo lançam documento em prol de uma nova proposta metodológica no design de espaços.

Projeto da aluna Isadora Mourão. Foto: Victor-Curi

Manifesto: declaração trazida a público para fins diversos, na qual uma pessoa ou grupo expõe determinado posicionamento, concepção ou programa. Gênero textual surgido nas vanguardas modernas, usado como instrumento de legitimação política e poética para um determinado grupo de artistas e intelectuais.

No dia 22 de março último, Josep Ferrando, arquiteto catalão e mentor do Master Profissional em Design de Espaços do IED Rio, lançou junto com Ayara Mendo - coordenadora do curso - o Manifesto MA.DE.IN, um conjunto de princípios e ações para uma nova metodologia no design espacial. Consolidação da obra de Josep, o documento busca articular uma agenda de ensino e pesquisa em arquitetura, que há dez anos vem sendo desenvolvida na prática entre as cidades do Rio e Barcelona.  

“Este manifesto se propõe a expressar os princípios e ações em construção, que compõem uma nova forma de olhar, pensar e se manifestar espacialmente. MA.DE.IN é uma metodologia para aprender a ver e a construir processos, no lugar de construir resultados. Temos uma metáfora na qual dizemos que não ensinamos receitas, mas que ensinamos a cozinhar. Não ensinamos a fazer um bom prato, mas a entender os materiais, compreender os ingredientes da cozinha, e entender quais combinam melhor e quais combinam pior”, afirma Josep.

 

Pavilhão Ocho Quebradas. Projeto de Josep Ferrando. Foto: Soledad Escudero

IED Parla Manifesto MA.DE.IN Foto: Victor Curi

O manifesto foi lançado no IED Rio, durante uma palestra na qual Josep e Ayara deram exemplos de aplicações práticas da metodologia MA.DE.IN na obra do arquiteto e em trabalhos de alunos do curso. O documento possui sete tópicos, dualidades que expressam o sistema de valores desse novo fazer construtivo: conhecimento x inspiração; processo x resultado; sistema x forma; eficiência x acessório; multiescala x escala; rigoroso x aleatório; experiência x imagem.

Autor: Marcello Maria Perongini