—>
Carregando Carregando

Over: a revista do IED Turim, renovada e tropical

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de maio de 2018
Tommaso Delmastro
  • Tommaso Delmastro

A revista Overground do IED Turim se reinventa para sua quinta edição, apresentada no Salone del Mobile de Milão em 2018.

Com novo formato e design – com destaque para o nome na forma abreviada, Over –, a revista do IED Turim pretende continuar narrando a atividade da sede, conforme a visão da nova diretora, Paola Zini. Através do fôlego internacional do seu corpo docente e dos projetos desenvolvidos pelos estudantes, a revista percorre a rota dos trends futuros de forma transversal e transdisciplinar, antecipando modas e estilos, e refletindo sobre tendências e expressões aplicadas no mundo das artes visuais, do design e da comunicação.

A nova missão de Over nasce sob a direção criativa de Michele Bortolami (coordenador do curso Design Gráfico do IED Turim) e de Tommaso Delmastro. Michele e Tommaso são fundadores do Estúdio Undesign, uma redação de profissionais composta por coordenadores e docentes da sede de Turim (Sara Maragotto, Bruna Biamino, Achille Filipponi e Matteo Milaneschi). Para o quinto número da revista, o tema escolhido é Tropical Attitude.

O termo "Tropicália" tem origem na expressão artística do brasileiro Hélio Oiticica: o movimento tropicalista tem suas raízes na tolerância estética e na inovação, desenvolvendo-se em torno do conceito cultural da antropofagia, ou seja, o canibalismo cultural e musical de todas as sociedades: ele pretendia se inspirar em todos os tipos de gêneros, apropriando-se deles, metabolizando-os, para criar algo único e novo. O conceito de "antropofagia", como considerado pelo movimento tropicalista, foi criado pelo poeta Oswald de Andrade no seu Manifesto antropofágico, de 1928.

Passaram-se noventa anos desde o manifesto, e hoje o mundo vive – como nunca antes – uma época de estilos contaminados e híbridos, onde história e contemporaneidade se mesclam a acontecimentos em um fluxo sem tempo, entre autocitações e curtos-circuitos de sentido, que a todo o momento ressignificam aquilo que existe, nutrindo uma utopia fértil, pronta para ser posta em cena, sob novas luzes.

 

A partir de sua quinta edição, Over tem uma nova seção dedicada a opiniões, onde importantes personagens internacionais compartilham abordagens projetuais e métodos de trabalho, ao longo de um breve exemplar inteiramente construído a quatro mãos. Quem abre a seção é a Dimore Studio, presença de relevância, já há alguns anos, e constantemente em ascensão.

Alguns dos projetos IED: projetos fotográficos da exposição Cura. Racconti fotografici sulla Città della Salute (Cura. Contos fotográficos sobre a Cidade da Saúde); Kite, o buggy IED realizado em colaboração com Hyundai Europe Center, exposto no 88° Salone Internazionale dell’Auto di Ginevra (Salão Internacional do Automóvel de Genebra); Turim Playground, um landmark para a cidade, projetado e realizado através de um workshop participativo em colaboração com a Fondazione dell’Ordine degli Architetti (Fundação da Ordem dos Arquitetos).

Além disso, há ainda dois projetos únicos, expostos no Bologna Children’s Book Fair, a Feira do livro de Bolonha para jovens: as ilustrações reunidas no número especial da revista Nurant e o projeto Quadrifluox, uma verdadeira revolução no mundo da impressão com cores neon.

Autor: Tommaso Delmastro