—>
Carregando Carregando

Winco: design e desenvolvimento de sistemas de simulação clínica

  • IEDentity
  • "Innovation & Craft"
  • Número 03 - 10 de Maio de 2018
Elena Velasco
  • Elena Velasco

O design de simuladores médicos para universidades e cirurgiões pode ajudar a salvar vidas. Este é o caso de Winco. Nesta terceira edição de IEDentity, apresentamos este projeto pioneiro de I+D+i conduzido e desenvolvido pela Escola de Design do IED Madri para a Medical Simulator, com Iván Vidal como responsável.

A Medical Simulator, uma das empresas espanholas mais reconhecidas na indústria da saúde pela tecnologia de simulação para a área médica (civil e militar), se colocou nas mãos dos profissionais e criativos do IED Madri para levar adiante este projeto de aperfeiçoamento no campo da saúde.

A simulação clínica - aliada a uma tecnologia de ponta, avançada e própria a este campo - é mais uma ferramenta de design que aumenta o impacto no ensino, assim como a segurança do paciente, propondo soluções para problemas reais. Resolver casos e avaliar a atuação destes processos é um dos objetivos do trabalho de investigação, desenvolvimento e inovação do IED Madri em conjunto com a Medical Simulator.

O desafio foi projetar um sistema de simulação da técnica cirúrgica da laparoscopia, ou cirurgia minimamente invasiva. A ideia é abranger todas as áreas necessárias para implementar um modelo inovador de negócio e de simulação médica, no âmbito profissional e universitário.

Assim nasceu Winco, em suas versões Winco Pro (profissional) e Winco U (universitária): um ambicioso projeto de dois anos de duração que contou com a participação exclusiva de pessoas vinculadas ao IED Madri: designers e docentes. No total, uma equipe composta por três professores e quatro designers formados em design de produto trabalhou nesta iniciativa, sob a direção e tutoria de Iván Vidal.

O Winco Pro é uma plataforma de simulação formada por vários dispositivos (hardware), uma plataforma web e uma aplicação web (software). O simulador é um box ou contêiner no qual é possível introduzir peças que reproduzem órgãos artificiais para praticar cortes, suturas ou outros tipos de intervenções, que são filmadas por duas câmeras. A primeira delas reproduz a imagem em uma tela touch screen de frente para o usuário. A segunda câmera realiza um tracking sobre os instrumentos cirúrgicos e verifica se o exercício está sendo realizado de maneira correta. Todas essas informações são recolhidas e traduzidas em estatísticas de rastreabilidade, que são então carregadas em uma plataforma moodle, onde instrutores e alunos podem avaliar a sua evolução.

A criação da plataforma Winco Pro exigiu desenvolvimento e design em diferentes áreas: naming, branding, web, app, ux, design de produto, design gráfico, design de interface, design de embalagens e de serviço. Após dois anos de criação e pré-produção, os próximos passos serão a comercialização dos seis primeiros simuladores para universidades espanholas e a implementação do projeto Winco U com alunos do terceiro ano de design de produto.

Valorizamos a simulação no design de serviços e produtos, e entendemos a sua importância como instrumento didático; por isso, é de nosso interesse a participação nesse tipo de projeto, incorporando diferentes agentes e a própria Comunidade IEDWork in progress.

 Autores: Elena Velasco e Iván Vidal