—>
Carregando Carregando

Design Fest. A festa do design

  • IEDentity
  • "Phygital"
  • Número 04 - 11 de junho de 2018
Elena Velasco
  • Elena Velasco

Design, aulas magnas, oficinas, música, concursos… O  Design Fest reúne isso tudo e muito mais. Celebrada anualmente no IED Madri, a festa do design está de portas abertas para receber todos os nossos leitores.

Em 2018 realizamos a quarta edição de um festival que nasceu com a clara vocação de nos aproximar do ofício do designer, desenvolvendo nosso lado mais criativo, de forma lúdica e intensiva, ao longo de contínuas jornadas.

Em nosso dia a dia, passamos muitas horas ocupados com entregas, apresentações e outras correrias, dedicados a ensinar, atualizar e implementar novas metodologias. Por isso, queremos fazer uma pausa e comemorar com toda a Comunidade IED e o público externo – apaixonados pelo design, profissionais e curiosos –  uma festa criativa que reúna diferentes designers e artistas internacionais, oferecendo oficinas para todos os públicos, masterclasses, concursos de bicicletas, exposições, campeonatos de skate, arte urbana, concertos, DJ’s, visitas guiadas, apresentação de projetos (Pecha Kucha), performances… Uma imersão 360º em diferentes áreas do design, que acontece em um clima descontraído no histórico Palácio de Altamira. Este lugar central se torna um espaço para trocar ideias, beber com amigos e mostrar o que faz um designer, revelando o DNA de nossa instituição.

A criatividade está presente na cenografia, nas bolsas e pulseiras de acesso, na decoração das salas de aulas… As redes vibram com cada convidado, a energia e a vontade do staff, alunos e profissionais são transmitidas a todos aqueles que se aproximam da escola durante o festival. Uma oportunidade imperdível, não apenas para mostrar o trabalho de cada um de nossos alunos em todas as suas facetas, mas também para conhecer outros campos onde o design está presente (música, gastronomia, performance, cultura, arte, fotografia…).

As oficinas têm um peso importante na programação, com uma ampla e variada oferta para crianças e jovens adultos. Os participantes podem escolher entre uma oficina de costura em grande escala ou de reciclagem, tanto para renovar seu look e converter a moda em um jogo de cores, quanto para dar uma segunda vida aos móveis; uma aula de técnicas de modelagem 3D; ter a experiência de ser locutor de rádio por um dia; intervir no espaço para liberar o designer de interiores que temos dentro de nós; aprender a criar turbantes através da modelagem ou saber contar histórias sobre uma marca ou produto através do storytelling, entre muitos outros temas.

 

Desde a sua primeira edição em setembro de 2015, o festival foi captando adeptos e parceiros graças a um programa muito apetitoso e para todos os gostos: artistas, músicos e criativos do porte de Pep Torres, Klaus Obermaier, Sara Herranz, Loppkio & Gnomalab, Christian Löffler, Mercedes Bellido, Jordi Ballera, Raquel Rodrigo passaram pelo IED Madri atraídos por essa iniciativa. Nesta quarta edição, outro conjunto de profissionais de grande prestígio: C. Tangana, artista do momento, Studio Swine, Erik Kessels, Sam Knee, Pelayo Díaz…

Continuaremos celebrando o design a cada dia e, é claro, o design Made in IED.

Autora: Elena Velasco