—>
Carregando Carregando

O IED Milão no Fuorisalone 2018

  • IEDentity
  • "Phygital"
  • Número 04 - 11 de junho de 2018
Filippo Nardozza
  • Filippo Nardozza

Paralelo ao conceito CASA IED, no qual se destacaram todas as sedes do Istituto Europeo di Design no Salone del Mobile 2018, o IED Milão se envolveu também no Fuorisalone em diversos contextos, nos setores históricos da Milano Design Week.

O Istituto Europeo di Design estava presente no Salone del Mobile di Milão 2018 tanto com o projeto CASA IED, nos espaços da Feira de Milão em Rho, como com diversos projetos curados pelo IED Milão para a Fuorisalone, no setor histórico da Milano Design Week. A inauguração se deu com a mostra “Fuori catalogo capitolo 2 quando o sound design fala ao industrial design”, na Fondazione Vico Magistretti, que estará aberta ao público até fevereiro de 2019.

Na mostra, uma seleção de objetos do mestre Magistretti não mais em produção é capaz de inspirar e ainda repercutir. Os objetos foram reinterpretados pelos estudantes do curso de Sound Design, coordenados por Painè Cuadrelli, e estão expostos em uma instalação sonora installazione sonora. Uma criação cuidadosa de sequências de sons evoca os próprios objetos, os seus projetos, o conceito, o design que os envolve e os nomes curiosos com os quais foram rebatizados.

Pelo segundo ano consecutivo, o IED Milão participou da festa mais pop da Design Week: Design Pride, verdadeira street parade que atravessou o centro de Milão com carros, música, danças e performances.

Ao animado cortejo, os estudantes contribuíram com um original Carnaval do Design, feito de máscaras satíricas de alguns designers ícones mais reconhecidos do panorama italiano e internacional, e também de objetos marcantes próprios do design industrial, reproduzidos em poliestireno.

Depois da apresentação de Pillole di felicità (pílulas de felicidade), lâmpada box original assinada por annabaiguera, projetada para conter um par de preciosas sapatilhas, em exposição no espaço Big Apple design, a Design Week do IED Milão teve seu desfecho com a premiação do projeto The Carrefour’s neighbour: dois grupos interdisciplinares de estudantes idealizaram novos layouts expositivos e sistemas de retail para o mercado Carrefour Express da Rua Bezzecca, que representa uma espécie de extensão do campus universitário e é portanto considerado como “casa” por estudantes e trabalhadores do bairro. O projeto premiado – que leva o nome Taste and Share – será colocado em prática pelo Carrefour.

Autor: Filipppo Nardozza