—>
Carregando Carregando

Do IED ao mundo profissional: as novas fórmulas para os Career Days são testadas em Roma

  • IEDentity
  • "Urban entrepreneurship ecosystem"
  • Número 05 - 9 de julho de 2018
Giada Vargiu
  • Giada Vargiu

Sete empresas, 24 profissionais, 120 estudantes e só 55 dias para a obtenção do diploma! Esses são os números que marcam um dia cheio de workshops, recruitment e visual identity, junto a profissionais do setor. Uma nova abordagem do mercado de trabalho dá aos estudantes a chance de se aproximar, já preparados, das escolhas importantes relacionadas à inserção no mundo profissional.

“Proporcionar aos estudantes a chance de fazer uma entrevista e de enviar seu currículo. E também de se colocar à prova com as empresas mais inovadoras, se avaliar em laboratórios flash para medir as próprias reações e o estresse, sem perder a vez de mostrar a sua criatividade”. Esta é a mensagem de Nerina Di Nunzio, diretora do IED Roma, para abrir a jornada.

“Estas oportunidades são importantíssimas para descobrir a própria personalidade e para entender como se colocar com pessoas desconhecidas que fazem parte da mesma equipe”. “Reunir-se e discutir temas se torna incrivelmente fácil”. “Realmente vale a pena se levantar no sábado às oito da manhã para vir ao IED”.

O relato deste dia começa assim através do olhar dos estudantes.

No  dia 12 de maio de 2018, um sábado, no IED Roma, decidimos experimentar uma nova fórmula para os Career Days, uma das muitas ferramentas para promover as relações dos estudantes do Istituto Europeo di Design com o mercado de trabalho. Antes de tudo, um discurso de abertura com intervenções para ilustrar a oportunidade de formação e de inserção no mundo profissional. Exemplo disso é a Torno Subito, um programa da região do Lácio dedicado a jovens universitários e graduados, que apoia financeiramente percursos que articulam a alta formação e experiências profissionais tanto em contextos nacionais quanto internacionais. “Inovação” foi a palavra-chave da conversa organizada pelo Cocoon Project – primeira open enterprise europeia, uma empresa de última geração dedicada à inovação empresarial e sistematicamente orientada à criação de valor – que apresentou o modelo Liquid Organisation e as novas modalidades de recrutamento baseadas em princípios diferentes daqueles utilizados nas organizações tradicionais.

Accenture, IKEA, PwC, Artainment Worldwide Shows, David Naman, H24 e Cocoon Project têm sucessivamente guiado os graduandos dos cursos trienais em workshops práticos. Trata-se da ocasião perfeita para testar capacidades e habilidades com metodologias inovadoras, para se relacionar diretamente com empresas líderes do setor e compartilhar a própria visão estratégica; para se colocar junto aos perfis profissionais exigidos e comentar o portfólio dos estudantes.

O Design Thinking foi o foco do workshop de Accenture: em uma série de ações criativas os graduandos foram incentivados a pôr em prática um método que permite tomar decisões levando em conta o desejo real do cliente. Depois, Accenture convidou os participantes a sua sede para mostrar o seu processo de trabalho, e – pensando em uma futura inserção na empresa – para que se conhecessem melhor.

Através do LEGO® SERIOUS PLAY®, a metodologia que possibilita uma profunda interação entre pessoas e permite uma reavaliação de conceitos abstratos pelo uso da metáfora e do storytelling, os estudantes exploraram junto ao Cocoon Project um processo de trabalho mais alinhado aos seus perfis.

1-Hour Design Challenge foi o formato escolhido pela PwC, no qual os participantes foram convidados a se desafiarem em um dos processos utilizados por agências criativas para encarar desafios sob pressão e de modo colaborativo.

Junto à IKEA, os estudantes deram vida a uma Visual Identity para um living room. O objetivo era interpretar quatro emoções diferentes: o medo, o tédio, a surpresa e o amor.  A possibilidade de demonstrar as próprias capacidades comunicativas veio ao final com uma apresentação oral com a finalidade de relatar de modo eficaz a ideia do projeto. A partir disso, o gigante sueco destacou alguns perfis entre os participantes para uma seleção seguinte.

Nesse mesmo instante, os estudantes graduandos estão encontrando as empresas e os brands do Career Days para participar das fases seguintes de recrutamento. A discussão do trabalho de conclusão se afasta para dar lugar ao futuro que se realiza.

Autora: Giada Vargiu

Foto: Mattia Eusepi