—>
Carregando Carregando

IED Turim no Salone dell’Auto Parco Valentino

  • IEDentity
  • "Urban entrepreneurship ecosystem"
  • Número 05 - 9 de julho de 2018
Carlotta Tommasi
  • Carlotta Tommasi

Pelo quarto ano consecutivo, a sede de Turim do Istituto Europeo di Design esteve no Salone dell’Auto Parco Valentino junto com marcas de automóveis de fama internacional.

Turim é uma das capitais da indústria de automóveis, título conquistado graças a mais de um século de história da indústria automobilística, e que continua a ser reconhecido não só na Europa, como também em todo o mundo. Talvez nem todos saibam que a cidade, além de ser o berço da Fiat, hospedou em 1900 a primeira exposição automobilística da Itália: o Salone internazionale dell’automobile, que antes levava o nome de Salone dell’automobile di Torino ou simplesmente Salone di Torino.

O evento foi acolhido no coração dos italianos e, com exceção do período das duas guerras mundiais, seguiu até sua 68ª edição, em 2000, quando infelizmente foi interrompido por conta da crise do mercado automobilístico.

Até 2015, em Turim, não se falou mais de exposições de automóveis e parecia que algo faltava naquela cidade: não se podia perder tão rapidamente tudo aquilo que um século antes havia construído a sua fortuna e o seu renascimento. Assim, ressurgiu o Salone dell’Auto di Torino Parco Valentino – e completou a sua quarta edição este ano – tendo um crescimento exponencial tanto de público quanto na participação das marcas. O segredo de seu sucesso foi justamente identificar a falta que sentiam tanto os expositores quanto o público, e também a necessidade de ter, pelo menos uma vez ao ano, a oportunidade de encontro e de compartilhamento com pares.

Desde o princípio, o Istituto Europeo di Design de Turim, cuja sede foi inaugurada em 1989 e que fez do curso de Transportation Design a sua verdadeira joia, foi integrado ativamente no projeto novo do Salone dell’Auto di Torino. Nesses quatro anos, a sede marca a sua presença no Parco del Valentino com um estande próprio, onde são expostos projetos de conclusão inéditos na Itália, realizados por estudantes do Master in Transportation Design. São apresentados protótipos em escala 1:1, cujas estreias internacionais se deram no Salone Internazionale dell’Automobile de Genebra no mesmo ano. 2015 foi o ano do protótipo Syrma, 2016 de Shiwa e o ano seguinte deu vez ao Scilla: três concept car desenvolvidos em conjunto com a revista mensal Quattroruote (Scilla também em parceria com a marca Pininfarina). Esses três projetos refletiram o modo como os estudantes do Master IED interpretam a mobilidade do futuro.

Este ano o clima se transformou completamente: no estande do Parco del Valentino foi exposto Kite, um dune-buggy elétrico feito em colaboração com o European Design Center Hyundai. Kite é um veículo fun and functional: os estudantes procuraram incluir no projeto tudo aquilo que para eles representa a diversão ao volante de um carro, sempre com o olhar antenado às novas tecnologias digitais no campo automotivo. O estande 2018 trouxe consigo outra novidade: o fato de ser “badalado”. Cada dia estavam presentes estudantes dos cursos trienais e do Master da área de Transportation Design IED, que conduziam sessões de live sketching, presenteando os esboços de veículos produzidos ao público do Salone.

Autora: Carlotta Tommasi