—>
Carregando Carregando

Projeto com Ulloa Óptico realizado no I+ED Lab

  • IEDentity
  • "Urban entrepreneurship ecosystem"
  • Número 05 - 9 de julho de 2018
Horge Pérez
  • Horge Pérez

Este projeto é um exemplo de colaboração entre alunos do IED Madri e IED Barcelona, que mostra a metodologia e as possibilidades ativadas pelo I+ED Lab, localizado em Barcelona e dirigido por Horge Pérez.

1 Posicionamento

Ulloa Óptico, fundado em 1919 pelo D. Castor Ulloa, é uma companhia que sempre esteve na vanguarda da introdução de tecnologias inovadoras no âmbito da saúde visual e auditiva. Prova disso é que foi a primeira empresa que introduziu o Sonotone, além de outras próteses oculares e as lentes de contato. Na atualidade, Ulloa Óptico oferece soluções visuais personalizadas para cada cliente, em seus mais de 20 estabelecimentos espalhados por Madri, Albacete, Alicante, Córdoba, Jerez, Málaga, Maiorca, Pamplona, Salamanca, Valladolid, Vigo e Zaragoza.

Desenvolvido pelas duas sedes do IED Espanha, o projeto conta com a colaboração de Ulloa Óptico, ZEISS, I+ED Lab e Keledra, com o objetivo de levar a cabo um processo de pesquisa e inovação orientado à fabricação digital de óculos, que coloca a empresa à frente da última tendência em fabricação personalizada.

Isto se deve ao fato de que em uma primeira fase as propostas de novos produtos serão de modelos selecionados diretamente pelos potenciais clientes, que servirão como campanha de posicionamento, pensando como público objetivo a geração milennials. A tecnologia de fabricação digital 3D permite que se vendam produtos sob demanda, totalmente personalizados, sem necessidade de um estoque permanente. No futuro, esses produtos poderão se converter em uma nova linha de negócio para Ulloa Óptico, através de sua nova loja online.

2 Processo e resultados

Na visão do IED, e de seu centro de inovação transversal I+ED Lab, este projeto pioneiro de pesquisa e inovação tem o objetivo de oferecer o entorno universitário como fator-chave de experimentação a serviço de empresas e instituições. O resultado foi não apenas a criação de novos conceitos, mas a geração de um processo que propõe novos produtos e serviços para as diversas tipologias de uma empresa.

Este projeto de inovação está destinado à criação de uma coleção de óculos através de um processo de design thinking. Após esta fase de criação e prototipagem, a coleção criada foi submetida à avaliação da Ulloa Óptico e dos usuários de suas redes sociais, que selecionaram os óculos de maior êxito para posterior produção e comercialização. A produção dos óculos sob demanda será realizada em uma loja da Ulloa Óptico, onde um corner de impressão será temporariamente montado.

Neste processo, é preciso destacar também a participação da ZEISS, que cria um valor agregado ao produto. Além de ser inovador, o projeto contará com a mais alta qualidade, integrando nos protótipos as lentes que atualmente se encontram no mercado e que são comercializadas pela Ulloa Óptico. Isso permite que, ainda que tenha como primeiro fim a comunicação e o novo posicionamento da marca, o projeto dê à empresa dados reais para futuras linhas de produtos personalizados, seguindo empresas que testaram este caminho com sucesso, como é o caso da Nike e de outras marcas de acessórios de moda.

3 l+ED Lab

Este caso demonstra as possibilidades de criação de projetos reais que os alunos IED desfrutam. Foi com esse propósito que nasceu em 2007 o l+ED Lab, um centro de inovação vinculado à Escola Superior de Design do IED Barcelona, cuja filosofia é estimular as comunidades universitárias a criarem produtos e serviços que favoreçam o posicionamento das empresas no mercado internacional.

l+ED Lab significa Inovação + Educação, ou seja, a vontade de utilizar o espaço de formação (estudantes, ex-alunos e professores/profissionais) para a pesquisa e desenvolvimento de ideias e produtos para aquelas empresas, organizações e instituições que tenham como objetivo utilizar os processos de design como fator-chave de desenvolvimento.

Sua vocação é a de analisar, compreender e experimentar as novas transformações sociais e necessidades de uso, por meio de uma metodologia de investigação com foco no usuário e seu entorno. O valor diferencial desta metodologia consiste no uso inovador de diferentes fases no projeto, cujo fim é materializar a ideia, concretizando-a em algo tangível. Este processo responde às necessidades das empresas que vêem na inovação o motor da evolução de suas organizações, e o compromisso de aproximar o campo educacional das companhias com uma estratégia de futuro e de responsabilidade social.

Descarga el dossier de I+ED Lab

Autor: Horge Pérez

I+ED Lab