—>
Carregando Carregando

A/ssimetria do reflexo: prêmios no fashion show do final do triênio

  • IEDentity
  • "The future of fashion"
  • Número 06 - 25 de setembro de 2018
Filippo Nardozza
  • Filippo Nardozza

O Graduates Fashion Show do IED Milão, que aconteceu em 18 de junho último, durante o Milano Moda Uomo, no original e exclusivo cenário da histórica sede da Accademia Militare Teulié, além de apresentar os melhores trabalhos dos graduados da Escola de Moda, foi a ocasião para importantes premiações.

Doze coleções de conclusão de curso na passarela, doze relatos de diversos jovens fashion designers: vidas imaginárias, reflexões sobre o corpo, sobre a natureza e sobre a arte reunidas em uma fluida, lúcida e renovada interpretação do flutuante cânone pós-moderno. Esta foi a essência de a/simmetria del riflesso (a/ssimetria do reflexo), o IED Graduates Fashion Show 2018. Como forma de incentivo e apoio dos jovens talentos e do futuro do Made in Italy, foram concedidas menções e prêmios importantes aos designers à frente dos projetos mais merecedores.

Ao Premio Luxury Jersey foram submetidos 24 outfits, apresentados pelos doze fashion designers selecionados, em colaboração com a empresa de tecido homônima. O vencedor, Giovanni Costa, recebeu por parte do Cavaliere del Lavoro (Cavaleiro do Trabalho – título concedido pelo presidente italiano) Mario Boselli, presidente honorário da Câmara Nacional de Moda Italiana, e de Federico Boselli, presidente e fundador do Luxury Jersey, um prêmio em dinheiro, tecido e a possibilidade de colaborar com a empresa na criação de malhas inovadoras. O prêmio também contemplou uma menção para Francesco Salvi por Inovação Tecnológica.

 

Pelo segundo ano consecutivo foi conferida uma menção especial com o nome de Franca Sozzani, importante Diretor da Vogue Itália, que também atuou, por dez anos, como diretor científico do IED Moda Milão. O reconhecimento, concedido por Sara Sozzani Maino (Deputy Editor in Chief Vogue Italia, Head of Vogue Talents), foi para Matteo Crepaldi, autor da coleção Overgrow, e Sonia Abdul Khalil, pela sua coleção The Journey.

Entre os doze estudantes que apresentaram suas próprias criações, a Pitti Tutorship, divisão da marca Pitti Immagine responsável pela tutela e apoio aos designers, selecionou Amanda Franzoni como vencedora de “Pitti Tutorship Reward”, - prêmio que contempla os recém-graduados da Escola de Fashion Design. A jovem autora da coleção infantil BizzarriEstraordinariamenteOrdinarie teve a oportunidade de participar de três encontros com Riccardo Vannetti (Tutorship Director) centrados nos temas de Portfolio Review/Setup, de Orientation Meeting e de Strategy Meeting, extremamente úteis para guiar o seu percurso de designer. Por último, mas não menos importante, o reconhecimento da Camera Nazionale Della Moda Italiana: o IED Graduate Fashion Show fez brilhar dois finalistas IED do “Milano Moda Graduate”, Cecilia Juarez Balta e Francesco Salvi, selecionados para o programa de mentoring da Camera Della Moda. O projeto, voltado ao apoio dos melhores talentos das Escolas de Moda da região, ofereceu aos estudantes a oportunidade de depararem com a excelência Made in Italy, incentivando a produção de suas próprias coleções. A jovem designer Cecilia, de origem peruana, foi vencedora também do Prêmio Vogue Talents.

Autore: Filippo Nardozza