—>
Carregando Carregando

Next year we will work together

  • IEDentity
  • "Around the World"
  • Número 07 - 15 de novembro de 2018
Roberto Vidal
  • Roberto Vidal

Bon jour Susanne!

Sorry for the late reply [...]

Assim começou a colaboração entre a Escola de Design de Comunicação Visual do IED Madri e o Le Signe Centre National du Graphisme, de Chaumont (França), parceria celebrada em fevereiro de 2018. Bom, isso não é de todo verdade. A primeira aproximação aconteceu em 2014, quando entrei no IED Madri como responsável pelo Departamento de Comunicação Visual. Meu objetivo desde o princípio foi - e segue sendo, uma vez que o trabalho exige um longo percurso - gerar um marco internacional de colaboração com instituições europeias que permita enriquecer a formação acadêmica de nossos estudantes.

A primeira atividade que promovemos foi a participação no concurso de design de cartazes Étudiants Tous à Chaumont 2014 com os estudantes do Curso Superior de Design Gráfico. Uma atividade extracurricular e voluntária para os alunos do curso. Temos que reconhecer que a sorte, junto com a expectativa e o trabalho, fez com que nosso estudante de Design Gráfico Aitor Baigorri fosse um dos 10 selecionados a nível internacional.

O concurso é provavelmente um dos mais importantes no âmbito internacional, com 30 anos de história e participantes em todo o mundo. Acontecendo dentro da Bienal de Design Gráfico, é celebrado neste pequeno povoado do noroeste francês desde 1990. Desde então, estudantes, professores e profissionais do design gráfico invadem as ruas de Chaumont. Em 2014, Le Signe estava em construção, e a Bienal ocupava colégios, igrejas e instalações da cidade.

Le Signe abriu como Centro Nacional de Design Gráfico em outubro de 2016. No ano seguinte, o IED Madri retornou à Bienal com cinco estudantes, dois professores e um funcionário. Durante uma semana participamos de oficinas, conversas e encontros com pessoas de todo o mundo (da Coreia ao Chile, passando por Estados Unidos e África do Sul, além de diversos países da Europa Central). Ali, tive a oportunidade de conhecer a direção de Le Signe, os recursos do museu e  voilá!, chegamos a acordos com diferentes objetivos e interesses. A Bienal acontece a cada dois anos e Le Signe quer ser um ponto de encontro das artes gráficas a nível internacional durante os 365 dias do ano.

A primeira colaboração para além da Bienal foi em fevereiro de 2018. Consistia na realização de uma oficina ministrada pelo estúdio francês Chevalvert, com uma semana de duração, reunindo estudantes do IED Madri (Espanha) e da ESAD Reims (França). Em sua segunda edição, chamada Tout se transforme, as salas expositivas se converteram em áreas de jogo, onde formas e objetos se transformam magicamente em sons, jogos de luzes ou gráficos interativos.

Os estudantes do IED Madri e a ESAD Reims trabalharam na criação de um sistema gráfico que explicou a exposição Tout se transforme para além do espaço expositivo, em outros espaços de Le Signe.

O interesse acadêmico neste tipo de colaborações vai além da mera aquisição de conhecimento. Permite aos nossos estudantes tomarem contato com a metodologia de outras escolas da Europa, se comunicarem em uma língua (o inglês) que não é seu idioma nativo ou praticar francês, e vice-versa. O conhecimento da cultura e da gastronomia francesas também é potencializado. Os estudantes são acolhidos e alojados por famílias de Chaumont e promovem o intercâmbio de pratos tradicionais de ambos os países.

Os comentários de nossos estudantes nos alegram, e justificam o trabalho que deriva destas parcerias tão ricas para eles.

“The workshop in Le Signe was an incredible opportunity to recover the most intuitive and experimental part of graphic design. We could work, show our conclusions, and learn how other students approached the project” (O workshop em Le Signe foi uma oportunidade incrível para recuperar a parte mais intuitiva e experimental do design gráfico. Pudemos trabalhar, mostrar nossas conclusões e aprender diferentes maneiras de abordar o projeto a partir dos outros estudantes). Pilar Martínez de Arenaza, estudante do 3º período de Design Gráfico.

"Expérience enrichissante pleine de nouvelles rencontres et une dynamique de travail différente surtout par le fait d'avoir collaboré avec un vrai Studio de design"  Experiência enriquecedora repleta de novos encontros e uma dinâmica de trabalho diferente, especialmente interessante por contar com a colaboração com um verdadeiro Estúdio de Design). Emma Nguyen Lorente, aluna do 2º período de Design Gráfico

A próxima edição da Bienal de Design Gráfico de Le Signe acontece na primavera de 2019. O regulamento do concurso costuma estar disponível no mês de dezembro. Tem interesse em participar com os estudantes da sua sede? Se a resposta é sim, entre em contato comigo através do e-mail r.vidal@madrid.ied.es.

Chaumont 2019 nos aguarda!

Autor: Roberto Vidal Director do IED Visual
Foto: Aitor Baigorri