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Os eventos culturais internacionais: as vitrines do IED

  • IEDentity
  • "Around the World"
  • Número 07 - 15 de novembro de 2018
Jacopo Manganiello
  • Jacopo Manganiello

Uma das características principais do IED é o seu caráter internacional, que não se limita à vida cotidiana de cada sede, mas se manifesta também na promoção de projetos em eventos e programas no exterior. Cria-se assim uma sequência entre a didática e projeção externa, transformando condutas rotineiras em práticas de internacionalização do nosso “saber fazer”.

1 Contexto e estratégia

No início de 2014, o departamento internacional do IED vivia uma profunda transformação. Nos anos precedentes tinha sido organizada uma série de atividades culturais, entre elas, participações em eventos internacionais de moda e design. Graças à contribuição de Giovanni Ottonello, que sempre tomou parte nessas iniciativas e que acompanha as atividades internacionais do IED, surgiu a ideia de transformar estes costumes, decorrentes de circunstâncias específicas, em uma prática contínua, oferecendo um norte para projetos futuros.

O novo programa é formado por duas partes principais: a reestruturação dos destinos prioritários para o IED e a promoção de uma estratégia cultural.

 

 

Quanto à estratégia cultural a ser elaborada, trata-se de repensar a identidade do IED.

Aperfeiçoamento da mensagem

O IED continua a ser um instrumento de crescimento individual, já que quem estuda no IED cultiva o próprio talento e se insere no mercado de trabalho. Nossos alunos são também um instrumento de crescimento cultural e econômico coletivo: quem estuda no IED cultiva seu talento e o oferece em troca, contribuindo para o desenvolvimento de sua região de origem. O IED é, portanto, fornecedor de conteúdo altamente qualificado para estudantes ou profissionais nos setores de referência.

Aperfeiçoamento dos interlocutores

Além dos interlocutores habituais, o IED começou a reconhecer, como seus interlocutores no exterior, empresas e instituições (italianas e locais), integradas à network IED, através de mídias locais, community de profissionais e ex-alunos.

Aperfeiçoamento das ferramentas

A relação com os novos interlocutores se dá através da organização e da participação em eventos culturais ligados às disciplinas do IED: trata-se da ocasião ideal para entrar em contato com todos os partners em níveis diversos. O formato prevê ferramentas, como exposições, depoimentos, workshops, seminários, masterclasses, awards, alumni reunions, e vem sendo apresentado às instituições italianas e/ou espanholas in loco para obter patrocínio, visibilidade e fundos, onde possível. Os eventos são oportunidades para desenvolver as relações necessárias com a mídia, a community e os ex-alunos, além de fornecer ocasião de interação com futuros estudantes e com as suas famílias.

3 O que aconteceu?

2014 foi o ano teste de aplicação do novo modelo nos oito eventos, em seis países diferentes, em que o IED participou com os seus quatro departamentos de referência.

  • Plovdiv Design Week (Bulgária) - Design
  • Istanbul Design Biennial (Turquia) - Design
  • Dubai Design Days (Emirados Árabes) - Design
  • Congresso OFFON (Colômbia) - Comunicação e Artes Visuais
  • Concurso Mario Hernandez (Colômbia) - Moda
  • BE Next, competição de moda incluída na programação da Tbilisi Fashion Week (Geórgia) - Moda
  • Congresso Dinova (Colômbia) - Inovação
  • Semana do Design italiano na Bavária (Alemanha) - Design e Comunicação Visual

De 2015 a 2018 foram organizadas, em 41 países, 110 conferências, 37 workshops, 45 mostras/projetos/desfiles. O IED foi membro de júri 23 vezes, concedeu 50 bolsas de estudo e patrocinou 55 eventos. Isto foi possível graças à criação do departamento internacional, com a incorporação de Andrea Tosi e Ivana Mazzi às relações acadêmicas, à estruturação do projeto Ambassador e à nomeação dos novos Area Managers:

Europa: Andrea Pozzi, Latam (América Latina): Carla Núñez, Oriente Médio e África: Ivan Mielzarek, Rússia e Ásia Central: Olga Myelkova, Ásia Oriental: Vlad Serban, China: Andrea Galliverti e Vito Plantamura.

As relações com o Ministério do Exterior da Itália e com alguns dos Institutos Italianos de Cultura no exterior estreitaram-se. Em 2018 consolidamos uma parceria estrutural com o Ministero degli Esteri, a partir da qual não só organizamos atividades em um ou outro instituto de cultura, como também nos tornamos partner da Semana da Língua e da Cultura Italiana no mundo, assim como um dos partners da Jornada do Design Italiano no mundo.

Organizamos projetos complexos unindo instituições públicas e privadas, como a edição de Los Angeles do projeto Not an Artist, que aproximou o instituto de cultura a empresas como Alessi, Kartell e IKEA e a Semana do Design local.

Além disso, reatamos laços com nossos ex-alunos, usando seus testemunhos pessoais como promoção da escola, e apoiamos também seus projetos em eventos, como a Bogotá Fashion Week, a Moscow Design Week, a Beirut Design Week e muitas outros.

Somos content partner de eventos importantes, como a World Design Capital e a feira Pitti Uomo, com projetos como Dandy Couture, em parceria com universidades locais.

Também criamos e reforçamos relações com mais de 30 universidades, estreitando principalmente as relações internas entre o departamento de Marketing Internacional e os departamentos de Marketing, Comunicação e Didática das diversas cidades e países onde o IED tem sede. Tal relação foi fundamental para produzir e veicular o conteúdo e a valorização dos profissionais, verdadeiro objetivo de cada participação nossa.

4 Aprender com os erros

Quatro anos de experiência nos ajudaram a avaliar o potencial da nossa participação em eventos mesmo em fases iniciais. Em conclusão, entendemos que o sucesso e o alcance dos objetivos dependem de dois aspectos fundamentais: a consistência da parceria e a clareza do contrato, no qual se deve explicitar muito bem as expectativas e as respectivas responsabilidades.

No fim de 2017 e ao longo de 2018, optamos pela qualidade em detrimento da quantidade de eventos. Todos os Area Managers foram convidados a repensar suas agendas por essa perspectiva comum. O resultado foi uma maior regularidade de eventos propostos, que ofereciam um aumento de complexidade e um maior impacto de resposta do público, tanto de press review, quanto de número de partners envolvidos etc.

Por último, em 2018, foi fundamental a contribuição do departamento de comunicações corporativas. Graças a ela conseguimos promover projetos específicos com o apoio de comunicação/assessoria de imprensa internacionais, elemento que nos faltou no passado.

Com o fim de 2018 se aproxima também o final do período deste formato-teste. O sucesso do empreendimento pode ser avaliado com o alcance dos objetivos estabelecidos no início, como a interação com instituições locais, imprensas locais, community de ex-alunos para obter brand awareness e posicionamento.

Embora no momento a estratégia para o futuro não esteja ainda delineada, nosso objetivo será insistir nestes aspectos através da consolidação das redes criadas nesses anos, da construção e do compartilhamento de databases e da promoção de iniciativas sempre mais complexas, em parceria com os diversos departamentos do grupo IED.

Autor: Jacopo Manganiello

5 Jacopo Manganiello

 

Jacopo nasceu em Roma, vive em Milão e ama ambas as cidades por motivos diferentes.

Tem graduação em Relações Internacionais e é mestre em International Business.

Começou a trabalhar no meio da arte contemporânea, mas foi no IED que ele conseguiu unir sua profissão à sua paixão pela área criativa. Depois de alguns anos como Advisor e Area Manager, ele ocupa agora a posição de International Marketing Manager no IED.