—>
Carregando Carregando

Inteligência artificial, machine learning e automatização

  • IEDentity
  • "IED Trends 2019"
  • Número 08 - 8 de janeiro de 2019
Javier Maseda
  • Javier Maseda

A inteligência artificial, o machine learning e a automatização passarão a ser vistos em conjunto, como uma coisa só. Aplicada aos apps, aos robôs e aos serviços, essa tendência representa uma revolução silenciosa que já está sendo produzida. Os designers devem saber responder a essa mudança, e começar a projetar para algo que não se pode ver, tocar e que às vezes não existe, algo que se aprende e é gerado de forma automática a todo momento. Eles precisarão aprender a fazer design para sistemas que não possuem aspecto físico e que não se relacionam com o toque de um mouse ou de uma tela, interfaces para mixed reality, para voice assistants, para robôs e sobretudo para a relação dos humanos com as inteligências artificiais.

Quais desenvolvimentos tecnológicos estão relacionados a esta tendência?

A inteligência artificial produzirá toda uma série de mudanças que afetará o mundo e que transformará todas as indústrias. É uma revolução que acontece a partir do cerne e, como as novidades tecnológicas, podemos ver sua onipresença nos sistemas de comunicação, com os robôs, com a automatização, com os carros autônomos, com os sistemas autônomos de tomada de decisões e com os sistemas de previsão de comportamento.

Aplicação a um caso específico

Os assistentes virtuais como o Alexa ou o Google Now, os bots de conversação que podem ser encontrados em aplicativos como Facebook Messenger, as sugestões de respostas de Gmail ou o reconhecimento de imagens de fotos. Amazon emprega mais de cem mil robôs em suas lojas para automatizar o trabalho manual antes realizado por humanos.

Como você acha que essas mudanças afetarão o mundo do trabalho?

Por um lado, será criada uma imensa quantidade de novos postos de trabalho relacionados com o mundo da engenharia, e uma grande procura por perfis que não temos, como data scientists e deep learning researches, além da demanda por designers de interação para interfaces virtuais.

Por outro lado, muitos postos de trabalho de baixo nível, relacionados aos serviços automatizados, serão destruídos.

Foto: 'HP Mars Home Planet'

Javier Maseda

Javier Maseda é o Digital Design Director do IED Madri e dirige o Laboratório de Design Digital, onde investiga e guia projetos relacionados às novas tecnologias, ao design e à educação em campos como as novas interfaces, a inteligência artificial, os robôs, machine learning, blockchain etc. É também coordenador do Master em Design Digital.