—>
Carregando Carregando

O significado de uma pesquisa interdisciplinar

  • IEDentity
  • "IED Trends 2019"
  • Número 08 - 8 de janeiro de 2019
Giada Vargiu
  • Giada Vargiu

Interdisciplinaridade é a palavra-chave e também o sentido humano da pesquisa que o IED Roma vem desenvolvendo nestes últimos anos. Indicado por Nerina Di Nunzio desde sua nomeação como diretora do IED Roma, esse caminho envolveu aulas, encontros e projetos reunindo estudantes, professores e todos que trabalham cotidianamente nas três sedes romanas do Istituto Europeo di Design.

MULTIPLIED: instalaçao temporária no Museu MAXXI de Roma

A formação de hoje deve necessariamente ser interdisciplinar, híbrida e permeável. Deve ter por foco a intercessão das áreas de saber que só à primeira vista parecem incompatíveis e distantes. O percurso formativo dos designers de amanhã inclui diferentes instrumentos de ação e pontos de perspectiva, e deve incentivar a consciência acerca das possibilidades e questões da atualidade.

Não se pode projetar uma galeria de arte sem considerar a sustentabilidade do projeto ou até mesmo fazer um book trailer sem uma reflexão que leve em conta as estratégias de marketing digital nas mídias sociais.

Interdisciplinaridade no IED Roma é, por exemplo, a colaboração dos estudantes nos projetos de conclusão. Graduandos dos cursos de Fashion Stylist, Fashion Design, Fotografia, Vídeo, Sound e Media Design se juntam para realizar projetos que retratam a moda através dos olhos da comunicação visual: de reportagens fotográficas a curtos fashion movies.

Tudo isso acontece por ocasião dos trabalhos de conclusão de curso, mas também em projetos especiais, como o SINsation, desfile realizado em conjunto com Annamode, histórica alfaiataria de figurinos teatrais e cinematográficos, que disponibilizou seu arquivo aos alunos. Para esse projeto, os estudantes do curso de Moda do IED conceberam trinta outfits imaginando Maria Antonieta a partir de uma chave contemporânea, enquanto os jovens talentos de Comunicação Visual do IED deram vida a paisagens sonoras originais, fotografias e um vídeo emocionante.

Bike Rome: Tesi interdisciplinari tra i dipartimenti di Arti Visive, Design, Comunicazione e Moda

A interdisciplinaridade é também o que caracteriza uma iniciativa exclusiva do IED Roma: o IED Factory, um intenso calendário de workshops e experiências interdisciplinares que envolve todos os estudantes do segundo ano dos cursos trienais. Artistas, designers, diretores e profissionais criativos de diversos setores guiam workshops intensivos e experiências temáticas, que permitem aos estudantes experimentarem na prática mundos criativos e disciplinas diferentes.

Ainda mais recentes são os projetos de conclusão de 2017/2018, como Musei in Comune, desenvolvido em colaboração com os Museus Capitolini, de Roma, ou Bike Roma, percursos de cicloturismo criativos na cidade, em colaboração com a Prefeitura de Roma e Zehus Human+.

O projeto Bike Rome explora estratégias de design multidisciplinares baseadas na integração da mobilidade do ciclista e a valorização do patrimônio ambiental e cultural da cidade de Roma. Os estudantes do IED Design desenvolveram um centro de infobike no Mattatoio di Testaccio, antigo matadouro do bairro de Testaccio, protótipos de uma bicicleta para a cidade, além de uma série de serviços ligados ao bike sharing. Apps, projetos editoriais, experiências multissensoriais e visuais, interativas e sonoras foram os resultados do trabalho de estudantes do curso de Comunicação Visual do IED. Os projetos de conclusão elaboraram estratégias de comunicação e campanhas publicitárias voltadas para a geração de uma comunidade urbana. Dentro do mesmo projeto, o desafio dos alunos do curso de Moda do IED foi conceber roupas e acessórios inovadores para o ciclista urbano.

Tese interdisciplinar Bike Rome: mobilidade sustentábel ao serviço da cidade

Interagir. Convergir. Unir. A complexidade do presente exige uma abordagem interdisciplinar. Além da formação especializada e particular de cada área, há uma pesquisa interdisciplinar orientada a criar novos modelos e instrumentos para destacar novos modos de pensar e projetar a realidade, gerando novas respostas.

Autora: Giada Vargiu