—>
Carregando Carregando

Editorial

  • IEDentity
  • "Design (r)evolution"
  • Número 09 - 6 de março de 2019
IEDentity Magazine
  • IEDentity Magazine

A nova edição de IEDEntity, Design (r)evolution, tem uma proposta bem clara: analisar o presente e o futuro do design a partir da perspectiva dos seus protagonistas. Ex-alunos de todo o Grupo IED – hoje profissionais de renome de diferentes áreas do design – nos explicam as especificidades de seu ofício dentro de um panorama em constante transformação.

A conjuntura atual apresenta um horizonte cheio de incertezas, de modo que não podemos deixar de lembrar daquilo que expõe Ezio Manzini em seu livro Design: When Everybody Designs: a democratização do processo do design e as diversas ferramentas à disposição do usuário fazem com que a resolução de problemas, o design de objetos ou sistemas, não estejam mais apenas nas mãos dos profissionais que foram formados para isso.

O avanço tecnológico possibilitou que o design estivesse ao alcance de leigos, que obtêm resultados realmente notáveis. Isso acaba sendo positivo, pois semeia a verdadeira vocação para o design de forma tangível, mas, por sua vez, coloca um grande desafio para os novos profissionais, que devem reinventar seu trabalho e suas funções, transitando por campos antes paralelos às suas atividades, como a gestão empresarial, a programação, o design relacional ou a aplicação do design thinking em contextos totalmente novos.

Além disso, apresentamos o IED Career Service, departamento do IED Milão dedicado ao assessoramento e acompanhamento dos alunos que estão concluindo seus estudos. Graças ao modelo que está sendo desenvolvido, a transição ao mundo profissional acaba sendo mais fluida e se consolidam as relações institucionais com empresas líderes do setor.

Novas fórmulas adaptadas às necessidades dos alunos, novas maneiras de abordar o design e novos perfis profissionais estão nas páginas desta edição que, junto com as notícias das sedes, buscam valorizar o talento e a criatividade dos jovens designers com o selo inequívoco do IED.

Definitivamente, Design (r)evolution elabora um caminho apaixonante, em que conversamos com designers de diferentes especialidades, dentro do panorama das disciplinas, em constante transformação. Através de seus testemunhos, conseguimos decifrar os desafios que vêm por aí, avaliar o estado atual da área e descobrir seus trabalhos e projetos. Venha olhar por essa janela para explorar os caminhos do design no século 21.  

IEDentity

Foto de capa: Sandra Rueda, Lara Docampo