—>
Carregando Carregando

Design Degustação 2019. Habitar a história

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
Roberta de Freitas
  • Roberta de Freitas

No Design Degustação 2019, o IED Rio abriu as portas para o público em um dia de atividades e muito conteúdo.

O tema escolhido para este ano foi Habitar a História, conceito que norteia todo o projeto de revitalização do prédio que abrigou o Hotel Balneário (1922-1933), o Cassino da Urca (1933-1946), e depois a TV Tupi (1951-1980), que em breve se tornará nosso IED Lab, Centro de Inovação e Pesquisa em Design.

O tema propõe uma reflexão sobre de que maneira devemos ocupar um espaço como este, cheio de histórias e vivências, que o IED valoriza e quer ver preservadas. As camadas de concreto e os diferentes materiais que foram utilizados durante quase cem anos em diversas ocupações serão parte importante do IED Lab também.

A obra que em breve se inicia não há de ocultar essa história, e sim se apropriar dela.

No embalo dessa temática, o Design Degustação foi um evento cheio de ideias para a nossa comunidade criativa. Através de seis workshops realizados por nossos coordenadores e docentes, os participantes puderam realizar todo tipo de atividade criativa no campo da moda, design de espaço, produto, branding, entretenimento e design gráfico.

Para Ana Cotta, coordenadora do curso Master Profissional em Branding, o workshop Construção de Marca pela Memória e Contemporaneidade visou a incentivar os alunos a construírem modelos de negócios que associem as memórias culturais e históricas do Cassino da Urca, e todas as atividades que ali já passaram, com grandes personalidades atuais, ou atemporais, que estejam contextualizadas com causas contemporâneas.

No workshop de Design do Entretenimento, os alunos formularam um evento cultural, ambientado nas ruínas do prédio .

Para Design de Espaço, Tatiane Carrer trouxe os alunos para uma experiência de Percepções: Memória & Matéria. A atividade instigou os participantes quanto às relações que o vazio e a matéria revelam sobre a memória construída no espaço ao longo do tempo.

Pedro Braga utilizou técnicas de upcycling no workshop de Design de Produto: Upcycling, das Ruínas ao Reuso,  estimulando a criatividade dos participantes, em uma elaboração in loco, dinâmica e divertida, de objetos e utensílios para casa, trabalhados sobre o tema da reutilização criativa.

Para o workshop de Design Gráfico, Lila Abreu ensinou técnicas analógicas como colagem, frottage e estêncil, e os participantes foram desafiados a desenvolverem cartazes revisitando a história do Cassino da Urca, passando pela TV Tupi, até os dias de hoje, com o IED.

Por fim, o workshop de Design de Moda: Moda na Direção e Criação para a Inovação propôs um trabalho de estímulo ao processo criativo para a direção e criação de moda, propondo uma pequena amostra de como ela acontece. Os alunos elaboraram e discutiram ideias para a ativação de quatro Labs de inovação para Moda. Os laboratórios pensados deveriam ter como finalidade serem parte da expansão do IED, no edifício do outro lado da rua, que será restaurado e modernizado, e de como a memória cultural deste prédio histórico estaria presente dentro das premissas de trabalho de cada grupo.

O IED vai habitar a história do Cassino da Urca e fazer parte dela, reescrevendo um novo capítulo para a mítica edificação do bairro da Urca, um novo momento de inspiração, inovação e design.

Autora: Roberta de Freitas