—>
Carregando Carregando

Editorial

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
IEDentity Magazine
  • IEDentity Magazine

Não queremos falar de sustentabilidade! Evidentemente, esta frase é uma provocação, sobretudo à luz dos recentes acontecimentos do último dia 15 de março (greve global pelo clima), que afetam a todos nós e que demandam com mais força que nunca uma reação política global e urgente frente à mudança climática. De fato, devemos lembrar o que deveria ser desde muito uma das premissas essenciais na hora de desenvolver qualquer design: sua sustentabilidade ambiental, tanto no que diz respeito à produção como ao tempo de vida útil.

Trata-se portanto de algo fundamental, pois não nos encontramos mais na incessante “mudança” à qual os tempos modernos nos acostumaram. Estamos vivendo algo mais radical, como bem identificou Ulrich Beck em seu último livro, A metamorfose do mundo. Neste livro, o sociólogo alemão vai mais além, afirmando que estamos experimentando uma verdadeira “metamorfose do mundo”, em que o presente está minando e desestabilizando todas as certezas que uma vez deram sentido a nossa experiência, tornando muito difícil a compreensão de nossa realidade. Então, se as velhas crenças já não servem, como podemos interpretar o nosso entorno?  

Para Beck, um dos campos onde se manifesta de forma mais clara a passagem rumo a uma profunda transformação é o que concerne à mudança climática: ela alterou nossa forma de estar no mundo, de viver nele, de pensá-lo e de tentar interferir em sua deriva. Precisamos, portanto, de novas formas de nos relacionarmos com o mundo, de entendê-lo como um sistema, suas relações e as consequências de nossos hábitos, estabelecendo novos espaços de ação sob uma consciência cosmopolita, posto que “o marco cosmopolita é o que confere êxito à ação local”.  

Para isso, devemos começar a nos questionarmos de forma séria sobre nossos próprios paradigmas, a fim de desarticular nossas crenças e pensar em um novum como um exercício saudável, urgente e necessário. A isso dedica-se o primeiro ano do projeto Under Pressure do IED, que durante três anos mostrará no Salone del Mobile de Milão todos os trabalhos do IED no campo da sustentabilidade ambiental, como bem demonstram vários dos departamentos do Grupo, e as iniciativas que cada uma das sedes estão ativando há anos. Esta edição de IEDentity exibe uma pequena mostra dessas iniciativas.

Em suma, não queremos falar de sustentabilidade, ou melhor ainda, gostaríamos que chegasse um dia em que não fosse mais preciso falar dela, porque isso significaria que ela já está assumida enquanto condição indispensável de cada design e de nossos costumes mais corriqueiros. Vivemos uma metamorfose que exige um design de emergência e a necessidade de criar novos sistemas de pensamento, atitudes cotidianas e organização de recursos para encontrar a solução adequada e sustentável a um problema em grande escala, que requer soluções compartilhadas e ambiciosas. Façamos as perguntas necessárias, e encaremos com projetos inovadores a pressão e a visão ambiciosa que o momento demanda.

IEDentity