—>
Carregando Carregando

Posterheroes: shaping the future!

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
Dominique Barbieri
  • Dominique Barbieri

A vencedora do concurso de comunicação social Posterheroes – Shaping the Future! Melania Branca concluiu há pouco tempo o curso de especialização em Design Gráfico para Comunicação no IED Florença. A jovem designer gráfica, que trabalha na área editorial, conta para nós do seu processo criativo na criação do pôster premiado, que combinou o tema do concurso com a sua grande paixão pela ilustração.

Posterheroes - Shaping the Future! é um concurso internacional, criado em 2010, promovido pela associação PLUG junto com a instituição Favini e o IED (Istituto Europeo di Design). O projeto une gráfica e participação social e tem como objetivo envolver principalmente os jovens, para contribuir a uma tomada de consciência que leva à transformação.

Este ano um júri internacional, composto por especialistas em design gráfico, arte e comunicação, selecionou 40 pôsteres finalistas dos 2.908 trabalhos que foram apresentados. A banca destacou uma menção especial, acompanhada por um prêmio em dinheiro, à vencedora Melania Branca, recém-graduada do IED. Todos os pôsteres selecionados foram publicados em um catálogo do evento.

A ilustração digital realizada pela ex-aluna consegue expressar a paixão descoberta durante o curso de Design Gráfico para Comunicação, combinando um aspecto mais pragmático e racional com um mais criativo e sonhador.

Qual era o tema do concurso este ano?

O tema deste ano era “Shaping the future” (“moldando o futuro”). Exigia, de fato, que retratássemos a nossa própria visão do futuro. Era um tema muito livre, que permitia enfrentar a questão com uma abordagem propositiva e também crítica, que colocasse em evidência os problemas do nosso presente e, principalmente, aqueles que criam raízes no presente, mas minam o nosso futuro.

Como você interpretou e desenvolveu o tema?

Refletindo sobre meus medos e ansiedades a respeito dos problemas que podem afligir o nosso mundo em alguns anos, descobri que aquele que mais me toca é o ar, a atmosfera, a poluição. Especialmente me provoca tristeza a ideia de me ver em um futuro escuro, sufocante e opressor. Decidi então retratar esta sensação, procurando colocá-la numa perspectiva irônica e grotesca.

Intitulei o meu trabalho de Fashion in the Future. O pôster, de fato, representa máscaras de gás de grife, acompanhadas pelo escrito “Coleção Outono-Inverno 2108”. Eu imaginei uma moda do futuro, em que, no mundo oprimido pela poluição, as máscaras de gás se tornam acessórios indispensáveis, às quais nos acostumamos como se fossem tão normais quanto um par de sapatos ou uma bolsa.

O que significa a sustentabilidade para você e o que você faz para ser sustentável?

Sustentabilidade para mim significa ter respeito por si mesmo, pelo mundo em que vivemos e pelas pessoas que, no futuro, irão viver no nosso planeta. Significa não ser egoísta e pensar também em quem vive em outro lugar do mundo e em que viverá também quando nós não estivermos mais aqui. Eu procuro sempre combater o meu egoísmo potencial e a minha possível preguiça em função do respeito pela natureza e pelas outras pessoas. Aquilo que conta é esforçar-se nas coisas pequenas do cotidiano, não se deixando entregar a pensamentos como “dá no mesmo se só hoje eu não separar meu lixo para a reciclagem”, porque cada um de nós, nas suas pequenas escolhas, pode fazer a diferença.

Autora: Dominique Barbieri