—>
Carregando Carregando

Projetando de forma sustentável com os MDI

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
Victoria de Pereda
  • Victoria de Pereda

No IED Madri promovemos a aplicação de processos sustentáveis a todas as fases do design, projetando novas realidades que ganham vida graças a exemplos como estes.

Pilar fundamental na formação do IED Madri, a sustentabilidade em relação ao meio ambiente também é uma das premissas básicas dos Masters of Design and Innovation. Pensados como laboratórios de projetos, os MDI criaram o contexto adequado para promover o pensamento divergente e analisar o design atual sob diferentes perspectivas. A vocação para melhorar as realidades que nos rodeiam é o motor dos trabalhos que elencamos em seguida.  

A inovação social é uma disciplina transformadora que fomenta os processos sustentáveis na base do processo produtivo para melhorar a vida das pessoas. Alunos e professores dos MDI viajaram para a Índia, Cidade do Cabo e Amazônia a fim de desenvolverem projetos nesta linha de atuação.

 

A partir do departamento de Sustentabilidade, queremos mostrar alguns exemplos de ideias que ganham forma através da visão que nossos alunos adquirem nos MDI, projetos integrais que enfocam realidades muito concretas a partir de um ponto de vista holístico. Os projetos são Origina, de Mauricio Guillén, Gesibox, de Eugenio Pérez, e Unplug, de Brenda Summers.

Graças a estes três projetos, podemos recuperar o lado utópico do design, uma vez que cada um deles atua sobre contextos pouco favoráveis, conseguindo criar propostas e soluções que nos fazem ver com clareza que outro mundo é possível, e que o design pode provocar dinâmicas a fim de promover a grande mudança.

A terceira idade nas grandes cidades, a infraestrutura sanitária de lugares em desenvolvimento ou o funcionamento circular dos lares são temas que nossos alunos abordam através de uma visão que mescla criatividade, sustentabilidade e viabilidade. Uma receita infalível para nos aproximarmos de um mundo melhor.

Projeto: Origina

Autor: Mauricio Guillén

Origina nasce da investigação das necessidades do grupo da terceira idade na cidade de Madri. A proposta inclui os usuários deste grupo como criadores de soluções para os problemas específicos de seus contextos. Assim, colocamos o usuário no processo de design criando redes, e com o apoio de facilitadores para levar a cabo e dar forma a soluções concretas, produzindo redes de ação.

Projeto: Gesibox

Autor: Eugenio Pérez

GesiBox é um projeto de negócios sociais que cria vasos sanitários de baixo custo e infraestrutura sanitária. Sua implementação proporciona um sistema para o tratamento de resíduos orgânicos junto com o fornecimento de biogás para seus diferentes usos. Também inclui um serviço para a manutenção das instalações.  

Projeto: Unplug

Autora: Brenda Summers

Unplug é uma proposta integral de sustentabilidade aplicada ao lar que nasce da premissa: pense globalmente, atue localmente. Com base em uma pesquisa extensa,  o projeto propõe uma mudança total de paradigma com base em um modelo circular: atualmente trabalhamos para manter nosso lar com os gastos do que ele consome, então façamos com que nosso lar trabalhe para nós gerando energia, comida, biogás e fechando assim o círculo de consumo através de um modelo viável e sustentável.  

Autora: Victoria de Pereda