—>
Carregando Carregando

Sustentabilidade IED Madri

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
Victoria de Pereda
  • Victoria de Pereda

Precisamos deixar para trás a ideia da sustentabilidade como uma moda ou uma tendência. Ela é hoje uma prioridade, uma realidade que se manifesta em uma nova forma de ver e habitar o mundo. Por isso, desde 2010 o IED Madri conta com uma área específica dedicada a este conhecimento crucial, trazendo uma visão holística que se aplica desde a origem do processo de aprendizagem. A pedagogia como nova forma de ativismo para mudar aquilo que nos rodeia. Se você deseja se aproximar desse novo enfoque, aproveite este interessante artigo, que apresenta todos os caminhos para mudar as regras.

O design é uma atividade que está estreitamente ligada à realidade socioeconômica do contexto no qual se desenvolve. Como diz Tim Brown, CEO da empresa internacional de inovação IDEO: “Design is shaping our environment” (“O design molda o nosso entorno”). Partindo desta premissa, também deve-se levar em consideração um fato: embora hoje em dia tenhamos acesso a mais informação que em qualquer outro momento da história, a visão analítica e reducionista que acompanhou a educação ao longo das últimas décadas não nos permite identificar ou reconhecer em nossas aulas os temas mais relevantes que podemos abordar através do design.  

Projetar é muito mais do que embelezar o nosso entorno, é uma atividade transformadora associada à inovação. Por isso, garantir a sustentabilidade dos processos de design é a chave para a definição do novo paradigma.  

Desde 2010, ano em que foi criada a área de Sustentabilidade no IED Madri, trabalhamos para proporcionar aos nossos estudantes uma visão holística do planeta e uma abordagem sistêmica dos complexos desafios que enfrentamos, sempre em constante transformação.

Atualmente o departamento de Sustentabilidade do IED Madri oferece um completo e inovador programa de aprendizagem, que nos diferencia de outros centros de formação em design, tanto no âmbito nacional como no internacional. Este programa incorpora conteúdos didáticos transversais e específicos, se adapta aos diferentes planos educativos de nossos títulos e conta com uma equipe docente experiente e multidisciplinar.  

Nossos espaços de aprendizagem são uma plataforma para desenvolver o pensamento crítico, compreender o compromisso que o design tem com a sociedade e com nosso entorno, assim como a relação de nossa atividade com a saúde dos ecossistemas e a economia.  

O percurso formativo do aluno começa com uma imersão na ecologia profunda, que o convida a compreender o funcionamento cíclico dos ecossistemas, para logo adentrar o pensamento sistêmico, o ciclo de vida do produto/sistema, a biomimética etc. Uma visão de 360 graus cujo objetivo, entre outros, é o de impulsionar a transição dos processos lineares de pensamento - relacionados tradicionalmente com os recursos materiais, a produção e a economia – a processos circulares alinhados com os ciclos naturais dos quais dependemos. Ciclos regenerativos onde não existe o conceito de desperdício, onde o desenvolvimento local, a colaboração, a cocriação, a integração, são valores fundamentais.  

O resultado desta aprendizagem encontra-se expresso nos projetos de nossos alunos, como é o caso de Origina (Mauricio Guillén), Gesibox (Eugenio Pérez) ou Unplug (Brenda Summers).

Além disso, o departamento de Sustentabilidade acaba de lançar a campanha Think out of the bottle, orientada a reduzir o consumo de água engarrafada e dirigida a estudantes, staff, professores e visitantes.

Para sermos coerentes com nossos programas educativos,  há sete anos criamos o Green Campus, onde atuamos  de forma conjunta com outros departamentos em quatro áreas básicas: formação em boas práticas, compra verde, bem-estar e gestão de resíduos. A finalidade é melhorar tanto a qualidade de vida de trabalhadores, professores e alunos, como a gestão ambiental das sedes do IED Madri.

Parte de toda esta atividade encontra-se arquivada em nosso site, onde também é possível observar os projetos desenvolvidos com instituições e empresas alinhadas com nossos valores, as campanhas de conscientização, exposições, conferências etc. Tudo isso tem a finalidade de difundir o trabalho realizado por nossos alunos, professores e o próprio departamento, a fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável.  

Autora: Victoria de Pereda

 

 

 

Victoria de Pereda