—>
Carregando Carregando

Under Pressure

  • IEDentity
  • "Under Pressure: uma metamorfose"
  • Número 10 - 7 de maio de 2019
IEDentity Magazine
  • IEDentity Magazine

Durante a Design Week de Milão, o IED apresenta um projeto fruto da colaboração das sedes da rede internacional, que reflete sobre o futuro do nosso planeta através de 100 perguntas para o amanhã. A exibição funciona como uma experiência imersiva, que pretende criar consciência sobre temas relacionados com a sustentabilidade social e ambiental.

Não resta dúvida: a sustentabilidade ambiental tornou-se uma das maiores urgências para nossa sociedade. Há décadas é um tema que conheceu muitas variantes, desde a reciclagem às mudanças da produção, de conceitos como a “responsabilidade social empresarial”, a biomimética, com autores e divulgadores de referência como William McDonough, Michael Braungart, Victor Papanek, Kellie McElhaney, Paul Hawken, Amory Lovins, Hunter Lovins, Janine Benyus ou Al Gore, entre outros.

Com efeito, essa convergência entre mudança e responsabilidade se intensificou nos últimos anos, especialmente quando se fez o balanço do século anterior, sendo frequente que o tom crepuscular de uma era seja seguido da necessidade de se anunciar um novo paradigma. Um exemplo disso foi Massive Changes, de Bruce Mau, que anunciava mudanças devido à globalização e aos novos desastres que marcam a História. Isso demanda outras formas de atuação, e portanto, de projetar o que nos rodeia.

Não é de se estranhar portanto que Mau comece o seu livro citando Arnold J. Toynbee, que afirma que nossa época “será lembrada pelas gerações futuras não como uma época de grandes conflitos ou de grandes invenções tecnológicas, mas como uma época em que a sociedade pensou pela primeira vez que a salvação social de todo o gênero humano pode se converter em um objetivo real”. O que nos aguarda então? Inevitavelmente, a aparição de novas sensibilidades derivadas de preocupações pela segurança, a sustentabilidade, os direitos humanos... O que será de fato realizável e de que forma será realizado são questões para as quais ainda não temos resposta, mas em todo o caso somos nós que teremos que construir este novum.

Com o propósito de enriquecer este debate, surge dentro do Grupo IED o projeto expositivo Under Pressure, com o propósito de fomentar o papel ético da formação e seu vínculo com o território e as novas tecnologias, repensando nossa relação com a natureza. Com esse objetivo, foi criado 100 perguntas para o amanhã, um concurso que implica os estudantes da Rede IED (na Itália, Espanha e Brasil) a iniciar o projeto com aquelas perguntas que todos deveríamos fazer sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade de nossa passagem pela Terra.  

Isso não é mais que o início, já que Under Pressure é um projeto de três anos, cuja primeira fase tem esse caráter interrogativo, embora orientado em direção à tomada de decisões e atitudes projetuais. Na exposição que ocorrerá durante o Salone del Mobile de Milão 2019 será possível contemplar as cem perguntas “mais urgentes", provocativas e originais, de forma a questionar os presentes sobre os caminhos para salvar o planeta.

O projeto continuará nos próximos dois anos, criando 100 projetos de design baseados em um princípio: o desenvolvimento da sociedade só é possível se respeitarmos o conceito de sustentabilidade social, econômica e ambiental, convertendo-o em uma premissa fundamental em todas as nossas ações cotidianas.  

De fato, Under Pressure é reflexo da vontade do IED para situar essa questão urgente no centro de seu programa educativo, com o fim de criar um modelo de capacitação no qual os problemas de sustentabilidade estejam presentes em todo o processo de design, desde a pesquisa até a distribuição potencial.

A exposição tem lugar em Loftino, na Zona Tortona, um dos principais pontos de encontro durante a Design Week. E consiste em um corredor de plantas pensado para transmitir a sensação de nos encontrarmos “sob pressão”. Neste ambiente são projetadas as cem perguntas, que se deslocam por uma tela virtual e são enunciadas em diferentes idiomas ao longo do percurso do visitante.  

Ainda assim, este projeto não tem sentido sem um verdadeiro debate. Por isso, vários encontros estão programados com especialistas como Piero Pellizzaro, diretor de Resistência e do Comitê de Gestão do Projeto de Cidades Resistentes da Cidade de Milão, Francesco Ferrante, vice-presidente do Clube de Kioto, e o fotógrafo e cineasta Armin Linke, entre outros.

Under Pressure é um projeto avalizado por: Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Terra e Mar da Itália; Cidade de Milão; Organização Mundial do Design (WDO) TM; ADI Associazione per il Disegno Industriale e Club Kyoto.

Comitê Científico de Under Pressure:
Rossella Bertolazzi, diretora da Escola de Artes Visuais do IED Milão
Alessandro Chiarato, diretor da Escola de Design do IED Milão
Laura Negrini, diretora do IED Roma
Davide Sgalippa, coordenador do curso de Videodesign e codiretor da Escola de Artes Visuais do IED Milão

TORTONA DESIGN WEEK
Loftino | Opificio 31 | 31 Via Tortona
9-14 de abril de 2019